Comissão para Intercâmbio Educacional entre EUA e Brasil contribui no ensino de Inglês na UFG
Texto: Erneilton Lacerda
Fotos: Matheus Geovane
Desde fevereiro deste ano, o norte-americano Gabriel Magraner se juntou aos professores da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG) auxiliando no ensino da língua inglesa. Isso é possibilitado pelo Programa Fulbright, uma comissão para intercâmbio educacional e cultural firmado entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos.

A UFG tornou-se parceira do Fulbright ao receber Gabriel Magraner, que trabalha como assistente do ensino de Inglês na própria Faculdade de Letras e também no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE). Graduado em Estudos Latinos Americanos pela Washington University in St. Louis, ele revela, em um português com sotaque acentuado, que a experiência tem sido positiva.
“Para mim, é muito interessante estar aqui, pois não conhecia a cidade de Goiânia, nem o Centro-Oeste do Brasil. Eu acho que estou aprendendo bem meu português”, afirma. Gabriel Magraner destaca ainda que os estudantes da Faculdade de Letras têm diversos recursos para aprender Inglês, porém falta a chance de conversar com falantes nativos da língua. “É um grande prazer e uma incrível oportunidade de poder contribuir no aprendizado desses alunos.”

A especialista em programas da Fulbright, Patrícia Grijó, avalia que “tem me chamado a atenção o grande interesse de professores e estudantes americanos de virem para Goiânia, especificamente para a UFG”. De acordo com ela, esta é uma “grata surpresa” e mostra que “algo de muito bom está acontecendo na UFG”, o que tem despertado interesse dos estadunidenses em participar do intercâmbio em Goiânia.
O Fulbright possibilita a alunos uma mobilidade de nove meses, enquanto que, para docentes, o período máximo é de quatro meses. A participação no programa está condicionada ao domínio da língua inglesa comprovada no teste TOEFL. Saiba mais através do site http://www.fulbright.org.br.
资源: Ascom/UFG
