noticia9821.jpg

Simpósio de mídias interativas recebe projetos da Áustria e dos Estados Unidos

Sur 09/05/13 06:45.
Representantes de instituições estrangeiras demonstraram projetos artísticos, assistivos e de entretenimento no primeiro dia do SIIMI

Texto: Raniê Solarevisky (CIAR/UFG)

 

A segunda edição do Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas (SIIMI) teve início com a apresentação de produções e intervenções artísicas, soluções em software para o ensino e a pesquisa e muitos projetos de entretenimento da Universität für künstlerische und industrielle Gestaltung (Linz, Áustria) e do Kansas City Art Institute (Estados Unidos). "A natureza interdisciplinar desse evento se reflete nos palestrantes e no público, formado por pesquisadoes das áreas de Comunicação, Ciências da computação, Letras, Artes Visuais e muitas outras", destacou o professor Cleomar Almeida, coordenador do MediaLab — laboratório de inovação tecnológica da UFG responsável pela realização do evento.



A professora Christa Sommerer, do Laboratório Interface Culture (Áustria), demonstrou dezenas de projetos desenvolvidos na instituição, cujo foco de trabalho são as diversas formas de interface e suas aplicações nos campos da arte, comunicação e afins. Entre os projetos apresentados, há o inusitado Rambler Shoes, desenvolvido pelos estudantes Ricardo Nascimento (Brasil) e Tiago Martins (Portugal). Os tênis inteligentes são conectados a uma conta no Twitter, onde cada passo é tuitado como um "Tap" no microblog. O projeto é uma crítica à forma viciada com que algumas pessoas utilizam o serviço, postando continuamente mensagens com conteúdo trivial na rede.

Outro projeto pouco convencional é o Mountain Guitar, desenvolvido pela estudante japonesa Junichi Kanebako. A ideia é que alguém que não domina o instrumento possa tocar como um profissional, utilizando apenas os movimentos do corpo. Mais produções do Interface Culture podem ser acessadas aqui.


Jacqueline Chanda, presidente do Kansas City Art Institute (Estados Unidos), também mostrou vários trabalhos criados pelos alunos de sua instituição. Dentre eles, há o Loop!, uma rede social dedicada à aprendizagem que procura aliar o ensino ao universo social de crianças entre os 8 e os 12 anos de idade, fazendo uso de games, aplicativos para tablets e outros tipos de produtos com que as crianças interagem no cotidiano.

A professora Chanda destacou que sempre há uma tensão entre ensinar e acompanhar as mudanças tecnológicas, sobretudo quando as evoluções ocorrem de forma tão rápida e os alunos conhecem dispositivos que o professor não domina. O Instituto realiza trabalhos nos domínios da pintura, artes plásticas, esculturas, animações, roteiro, games, fotografia e vídeo.

Na abertura, o professor Cleomar Almeida, coordenador do SIIMI, agradeceu pelo apoio do CIAR, da Incubadora de Empresas, do Núcleo de Inovação Tecnológica, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFG, e aos demais parceiros do MediaLab na realização do evento. "Como universidade, temos o papel de transmitir o conhecimento e a tecnologia que gestamos aqui, bem como de dar nossa contribuição para o desenvolvimento regional em quantas áreas for possível", destacou o professor Cleomar.

O SIIMI 2013 segue até o dia 10 de maio. As conferências e mesas temáticas podem ser acompanhadas ao vivo pelo endereço http://siimi.medialab.ufg.br/.

Source: CIAR/UFG