UFG participa do Fórum dos pró-reitores de Graduação (Forgrad)
Texto e Fotos: Julia Mariano
Teve início na noite do dia 5 de maio o Encontro Regional do Centro-Oeste do Fórum dos pró-reitores de graduação (Forgrad). O evento de abertura ocorreu no prédio da Reitoria da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e contou com a participação de vários pró-reitores de graduação e de reitores de instituições de ensino superior da região centro-oeste. O evento, que segue até o dia 6 de maio, teve início com a apresentação de poemas da poetisa Cora Coralina, interpretados pelo Grupo de Teatro Guará, da Coordenação de Arte e Cultura da PUC.

Na mesa de abertura do evento, a pró-reitora de Graduação da PUC Goiás e coordenadora regional do Fórum, professora Sônia Margarida Gomes, disse que o Fórum tem o objetivo de fortalecer as ações comuns das instituições de ensino superior e pautar as novas ações do Forgrad. Ela ressaltou que o objetivo de todas as instituições deve ser o de construir um ensino superior de excelência que inclua cada vez mais os jovens brasileiros, sendo preciso vencer o individualismo e as competições impostas pelo ranqueamento das instituições.

O reitor do IF Goiano, Vicente Pereira enfatizou a importância do encontro para se pensar na qualidade do ensino superior e buscar soluções para evitar a evasão dos estudantes no ensino superior, principalmente na formação de professores.

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil mencionou a importância do Fórum para pensar em ampliar as parcerias e pensar as Instituições de forma conjunta, como por exemplo, pensar de forma coletiva na oferta de cursos nas Instituições para ser mais compatível com as necessidades e com as demandas. Segundo o reitor, as universidades só conseguem atender 15 % dos jovens entre 18 a 24 anos, mas, ainda assim, sobram centenas de vagas, que ficam ociosas. Ele lembrou também a necessidade de pensar nas dificuldades e nas expectativas no acesso à universidade, e apontou o Fórum como um momento de refletir em como aprimorar o processo do sistema de seleção e ingresso nas instituições de ensino superior.

O reitor da PUC-GO, Wolmir Therezio Amado lembrou que há 15 anos ele foi pró-reitor de graduação e que as reuniões de pró-reitores contavam com 15 pró-reitores, no máximo. Para ele, esses Fóruns são momentos de compartilhar vivências e experiências. Wolmir apontou 3 pontos principais que, para ele, seriam de grande importância a discussão durante o encontro: a integração das instituições de ensino superior, os impasses na implantação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAIS) e o Plano Nacional de Educação (PNE).

A presidente nacional do Forgrad e pró-reitora de graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ana Maria Santos Cabral, afirmou que o Forgrad é uma escola de pró-reitores, onde se entende peculiaridades das instituições de ensino superior e onde se socializa experiências regionais. Ela enfatizou a necessidade do Fórum ter mais autonomia e convidou todos a pensarem juntos. De forma pró-ativa para mudar o país.

O evento terminou com uma palestra do professor Luiz Fernandes Dourado sobre Qualificação da Educação Superior no Contexto do PNE.

Sobre o Forgrad
O Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação (Forgrad) é constituído por todos os pró-reitores de Graduação, ou ocupantes de cargos equivalentes, das universidades e centros universitários e tem por objetivos elaborar políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às pró-reitorias, em nível nacional e regional e contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de educação superior que visem ao pleno desenvolvimento do País, de forma articulada com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil.
Quelle: Ascom/UFG
Kategorien: Evento
