Faculdade de Medicina homenageia Geraldo Amaral

在 30/04/13 07:57 上。
Centro de Referência em Transtorno do Humor tem agora o nome do professor

Texto: Murilo Santos

Fotos: Carlos Siqueira

O professor Geraldo Francisco Amaral foi homenageado pela Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Goiás, que deu o nome dele ao Centro de Referência em Transtorno do Humor daquela Faculdade. Além de professores, alunos e servidores, estiveram no evento o diretor da Faculdade de Medicina, professor Vardeli Alves, e o reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil. O professor Geraldo (que não pôde comparecer por problemas de saúde) foi representando pela esposa, a professora aposentada e socióloga Rosaly Campos do Amaral.



Depois de fazer as saudações, o reitor Edward Madureira Brasil ressaltou que a homenagem era simples, singela, aquém da altura do professor, mas significativa para a universidade. Ele lembrou a luta do professor Geraldo Amaral para a construção do centro psiquiátrico. “A licitação será feita nos próximos dias. Uma obra importante, esperada e almejada pelo professor Geraldo Amaral. Que ele saiba que é muito querido por todos nós!”, lembrou o reitor.

O diretor da Faculdade de Medicina, professor Vardeli Alves, destacou a importância da homenagem. “Muitos professores são lembrados muito tempo depois, ou nunca são lembrados”, disse. Para o diretor do Hospital das Clínicas, da UFG, José Garcia Neto, o professor Geraldo Amaral teve papel decisivo na luta pelo departamento. “Ele lutou para tornar o tratamento de saúde mental menos estigmatizado e que o paciente não sofresse tanto preconceito”, afirmou.



Colegas do professor Geraldo Amaral destacaram que a ideia dele (Centro de Referência em Transtorno do Humor - ou CentroHumor como é chamado) se tornou concreta, se materializou e ficará na história da faculdade. E lamentaram a aposentadoria precoce do professor. Geraldo, 64 anos, sofre da doença no segundo neurônio motor. A esposa Rosaly Amaral agradeceu a homenagem e leu uma carta de agradecimento de Geraldo à Faculdade de Medicina. (leia abaixo)

Esposa do professor, Rosaly Amaral

Carta de agradecimento do professor Geraldo Amaral

 

Colegas e amigos,

Minha ausência hoje se deve a uma situação clínica pessoal.

Assim, através de minha esposa, venho dizer da minha alegria e o quanto se sinto honrado com esta homenagem, ímpar em minha vida.

Não tenho outra atitude senão a de agradecer de coração ao meu departamento e, particularmente, ao autor desta indicação, professor titular de psiquiatria, João Alberto Campos.

Tenho orgulho em dizer que sou professor desta casa e, particularmente, do Departamento de Saúde Mental e Medicina Legal. Durante os anos que aqui estive colhi alegrias e aprendizado com todos os colegas professores; participei de debates calorosos e vivi profundamente a vida acadêmica. E isso deixa saudades.

O CentroHumor, autorizado a funcionar por meu departamento em 2007, foi sempre minha maior paixão aqui dentro. Fico feliz por ver a continuidade de sua prestação de atendimentos ao paciente, sua inclusão acadêmica e todas as possibilidades futuras daí advindas.

Enquanto Deus me permitir continuarei pertencendo a esta casa de ensino médico, mesmo à distância, que será apenas física, pois emocionalmente eu a terei sempre presente dentro de mim.

Mais uma vez obrigado por essa carinhosa deferência.

Geraldo Amaral

资源: Ascom/UFG