Iesa lança cartilha resultante do projeto Troca de Saberes no Cerrado
Ocorreu hoje o lançamento da Cartilha Troca de Sabres no Cerrado: valorização dos quintais, segurança alimentar e cidadania nas comunidades Kalunga em Teresina de Goiás. A cartilha é resultado do Projeto de Extensão do Instituto de Ciências Socioambientais (Iesa), aprovado em 2010 no edital do PROEXT, Programa de Extensão Universitária, do Ministério da Educação.
Coordenado pela professora do Iesa Maria Geralda de Almeida, o projeto não se restringe aos alunos e professores desse Instituto. Outros departamentos estiveram envolvidos com professores e alunos, como a Faculdade de Nutrição, o Departamento de Ciências Biológicas, o curso de Engenharia Florestal, a Faculdade de Ciências Sociais, além de outras instituições de ensino superior. O projeto visava promover a troca de saberes e conhecimento entre a universidade e os Kalungas, além de valorizar a comunidade e o cerrado.
O projeto ocorreu nos anos de 2011 e 2012 e realizou 7 oficinas que trataram de temas diversificados como “Produção de Mudas de Espécies Florestais Nativas”, “Informação e Receptividade Turística” e “Segurança Alimentar e Aproveitamento de Frutos do Cerrado”. As experiências dessas oficinas foram condensadas na cartilha Troca de Saberes do Cerrado, que será distribuída nas escolas do município de Teresina de Goiás.
Estiveram presentes no lançamento da cartilha estudantes e professores envolvidos no projeto, a coordenadora do projeto, a professora Maria Geralda, o diretor do Iesa, professor João de Deus, a representante da Secretaria Estadual de Educação, do Departamento de Educação do Campo, Teresinha Gislene Dantas de Oliveira e a representante dos Kalungas, Esther Vereadora Quilombola Kalunga, que agradeceu a universidade pela realização do projeto e, principalmente, pelo retorno dado à comunidade.
Source: Ascom/UFG
