400 pessoas participam da 30ª Semana da Física da UFG

Sur 18/04/13 09:00.
Evento conta com mesas redondas, mini cursos, palestras, seminários, além do pátio da ciência

Quase quatrocentas pessoas se inscreveram e participam da 30ª Semana da Física da UFG, aberta nesta quarta-feira (17) no auditório do Instituto de Física. São 268 estudantes de graduação, 42 de pós-graduação, 34 professores universitários, 26 professores do ensino médio e 20 alunos em preparação para o vestibular. A semana chega a 30 edições e comemora também os 50 anos de criação do antigo Instituto de Matemática e Física.



Na abertura do evento, o vice reitor da UFG, professor Eriberto Francisco Bevilaqua Marin, saudou os participantes e cumprimentou os dirigentes do Instituto de Física. "A 30ª Semana da Física conta com estudiosos e pesquisadores do mais alto nível. É um momento para reflexões, discussões, aprendizagem e troca de ideias", disse Eriberto. Ele contou também que visitou e ficou encantado com o pátio da ciência, do Insituto de Física.


O pró-reitor de Administração e Finanças, da UFG, professor Orlando Afonso Valle do Amaral, que é da "casa" (chegou em 1984) e foi um dos idealizadores do encontro, ressaltou que muito da evolução do IF foi em função da Semana da Física. "O evento evoluiu muito. Basta olhar os participantes. E quase todas as unidades da UFG têm um evento como o nosso", lembrou. Orlando citou ainda a homenagem ao professor Waldemar Wolney Filho - um dos pioneiros do Instiuto de Física, que será feita nesta sexta-feira (19).

Pró-reitor de Administração e Finanças, professor Orlando Afonso Valle do Amaral



A 30ª Semana da Física conta com duas mesas redondas, nove mini cursos, oito palestras, sete seminários, além do pátio da ciência. O evento lembra também os 100 anos do modelo atômico de Bohr, proposto pelo físico dinamarquês Niels Bohr. O modelo representa o átomo como um pequeno núcleo carregado eletricamente com carga positiva, circundado por elétrons, descrevendo órbitas circulares ao redor do núcleo, numa estrutura similar ao sistema solar, sendo a força de Coulomb a responsável pela atração nesse sistema.

Professor Arthur Marques Moraes - Universidade de Glasgow

Cinquentenário.
O ensino superior de Física em Goiás teve início em 1955, com a fundação da Escola de Engenharia do Brasil Central - uma das faculdades a integrar, em 1960, a Universidade Federal de Goiás. Com a criação de institutos básicos de ensino, da Escola de Engenharia, o Conselho Universitário da UFG deliberou a criação do Instituto de Matemática e Física (IMF), em 23 de novembro de 1963.

Source: Ascom/UFG