Projeto de mobilidade exclusivo para países do Mercosul chega à UFG
Desde o dia 24 de março, a estudante argentina Romina Ibañez está em Goiânia para participar do Programa de Mobilidade Mercosul em Educação Superior, novo projeto de intercâmbio que está em sua fase piloto e envolve mais de 40 universidades exclusivamente do bloco econômico – dentre elas a Universidade Federal de Goiás.
Romina está no quarto ano de Física na Universidad Nacional de San Luis e ficará seis meses no Brasil. Ela assegura que “gostou de vir ao Brasil” e à UFG porque “quanto à área de Física, a universidade é reconhecida e tem linhas de pesquisa das quais eu gosto muito”.
O coordenador do programa na UFG, o professor Dr. Denis Rezende, ressalta as especificidades do projeto. “Esta é uma ideia de mobilidade diferente das outras porque há uma permuta de estudantes. Ou seja, enviamos um estudante, ao mesmo tempo em que recebemos outro.”
Denis acredita também que há a possibilidade de um “fortalecimento das relações entre as universidades do Mercosul com a consolidação do programa”. Segundo o coordenador, dois estudantes da UFG já estão fazendo a mobilidade, no Paraguai e Uruguai e novas vagas para o intercâmbio serão abertas ainda este ano, por meio da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI).
O Programa – É uma parceria entre o próprio Mercosul e a União Europeia. 19 instituições de ensino superior brasileiras participam, juntamente com 27 da Argentina, 10 do Paraguai e 4 do Uruguai.
资源: Ascom/UFG
