Estudantes debatem o ensino de Dança

In 01/04/13 07:38 .
Durante três dias o 1º Colóquio de Dança, da Faculdade de Educação Física, destacou espetáculos e debates sobre _a dança na universidade_

Por Murilo Santos e Luiza Mylena

Fotos: Ana Maria Antunes

Uma forma de apresentação e discussão sobre o ensino da Dança como área de conhecimento e formação de professores-artistas. Os profissionais que atuarão no ensino formal e com oportunidades de participações no ensino não formal, como Escolas de Dança, Academias, Centros de Formação (Cursos Livres), Companhias, Clubes, ONGs e outros. Durante três dias o 1º Colóquio de Dança, da Faculdade de Educação Física, da UFG, colocou em debate “a dança na universidade”.


De acordo com o coordenador do curso de Dança, da UFG, professor Alexandre Ferreira, a discussão é fundamental para a compreensão da realidade brasileira dos cursos de graduação na área. “São cerca de 40 cursos de Dança espalhados pelo país. Os alunos que optam pelo curso, muita das vezes o fazem por um desejo pessoal antigo, sendo que vários nunca fizeram Dança, e outros vêm de formação anterior em academias e cursos livres”, explicou.


Para o coordenador, normalmente a tendência é de que os estudantes se deparem com uma realidade bem diferente da que foi imaginada antes do ingresso no curso. “Ao se depararem com uma grade curricular que permeia discussões sobre o corpo, relacionadas aos aspectos biológicos, filosóficos, sociais, artísticos e de mercado, se atentam para um universo de atuação amplo e ao mesmo tempo carente na realidade de Goiás”, completou.

Após o espetáculo Caçada, o professor Alexandre Ferreira destacou a importância do diálogo entre o artístas e acadêmicos


Programação. O colóquio teve palestra (A formação em dança no contexto acadêmico) com a convidada Kátya Gualter, professora, pesquisadora, artista e coordenadora dos cursos de Dança, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Um dos debates (Dança, Universidade e Políticas Públicas) contou com a presidente do Conselho Brasileiro da Dança (CBDD), Gisela Vaz, e a diretora da entidade, Valéria Figueiredo, professora, pesquisadora e artista do curso de Dança, da UFG.


O encontro também teve mostra de performance (Trajeto com beterrabas) de Ana Reis, professora, pesquisadora e artista do curso de Dança da UFG, e mostra cênica dos alunos considerados veteranos. Eles apresentaram resultados de pesquisas nas disciplinas Corpo, Movimento e Música e Fundamentos da Dança Moderna.


Espetáculo de música e dança recupera tradições culturais

 

Encerramento. O encerramento trouxe o espetáculo Caçada, com os bailarinos Érica Bearlz e Rodrigo Cruz e o grupo musical Sertão. A direção é de Renata Lima, pesquisadora e professora do curso de Dança na UFG. O espetáculo é baseado na Caçada da Rainha, manifestação cultural tradicional em Colinas do Sul, norte de Goiás.

Após o espetáculo, diretora, bailarinos e músicos conversaram com o público sobre o processo de criação do espetáculo. Alexandre Ferreira, deu abertura à conversa reforçando a importância do encontro e do diálogo entre a universidade e os artistas. Os bailarinos e músicos contaram sobre a pesquisa de campo  que fizeram em Colinas do Sul, enquanto a diretora falou um pouco mais sobre os laboratórios corporais feitos por ela.


Graduação. O curso de Licenciatura em Dança, da Faculdade de Educação Física, da UFG, foi criado em 2011. Já com a terceira turma, tem cerca de 80 alunos com diferentes histórias. A grade curricular é composta por disciplinas do campo biodinâmico, humanidades e artísticas. O curso desenvolve parcerias com outras unidades da UFG, como a Emac (Escola de Música e Artes Cênicas), e com a comunidade por meio dos projetos de pesquisa e extensão.

Fonte: Ascom / UFG