noticia9541.JPG

Secretários e vereadores de Senador Canedo respaldam projeto Cata Sol, da UFG

Em 21/02/13 00:24.
Projeto visa a oferecer maior qualidade de vida para os catadores de materiais recicláveis

Texto: Maria Glória

 

O Projeto Catadores Solidários (Cata Sol), coordenado pela Incubadora Social da UFG, conquistou apoio de secretários municipais e vereadores de Senador Canedo. Em reunião realizada nesta quarta-feira (19), no auditório da Biblioteca Municipal da cidade, os gestores de meio ambiente e educação, além de quatro vereadores, firmaram compromisso de efetivar, o mais rápido possível, o projeto, que visa, de forma geral, a oferecer maior qualidade de vida para os catadores de materiais recicláveis.

 

Conforme explicou, para os representantes da comunidade de Senador Canedo, o coordenador da Incubadora, Fernando Bartholo, o Cata Sol se baseia em três eixos: a implantação de programas de coleta seletiva nos municípios integrantes do projeto, a organização dos catadores por meio de cooperativas e a criação de incubadoras sociais locais.

 

Segundo a titular da Agência Municipal de Meio Ambiente de Senador Canedo, Eva Márcia Carneiro, falta muito pouco para o projeto ganhar forma e começar a beneficiar os catadores e a comunidade local. “Já temos um galpão para a seleção do material recolhido nas ruas e também já temos uma sala, no prédio da agência municipal, à disposição do pessoal do projeto”, completa.

 

Eva Márcia disse ainda que o próximo passo será a seleção de um servidor público e de um estagiário para atuar diretamente com os catadores.

 

O vereador Betim, eleito neste último pleito, garantiu seu apoio ao projeto, frisando a importância de ações para melhoria da qualidade de vida dos catadores, impulsionar os negócios na área de reciclagem e ainda garantir uma cidade mais limpa, agradável e ecologicamente correta. “Estamos à inteira disposição. Vamos dar o suporte necessário, na área legislativa, para que o projeto saia do papel e comece de vez a ser executado em nosso município”, frisou.

 

Além de Senador Canedo, outras duas cidades já estão se organizando para efetivar o projeto: Nerópolis e Nova Veneza. Ainda esta semana, a equipe do Cata Sol se reunirá com representantes do poder executivo desses municípios para acertar os próximos passos.

 

Queremos sair desses encontros com propostas de encaminhamentos. Com a definição das novas equipes de gestores dos municípios – já que passaram por processos eleitorais no ano passado – será possível dinamizar o projeto”, conclui Fernando Bartholo.

Fonte: Incubadora Social