
Projeto Meia Ponte é discutido em reunião
Texto: Ana Flávia Marinho
Fotos: Júlia Mariano
A Universidade Federal de Goiás (UFG) promoveu, nesta segunda-feira (4), uma reunião para discutir a aplicação do projeto Meia Ponte, programa institucional de diagnóstico que visa ações de recuperação e sustentabilidade de toda a bacia do Rio Meia Ponte. A reunião contou com representantes da Pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPPG), da Escola de Engenharia Civil e do Instituto de Ciências Biológicas, responsáveis pelo programa na UFG, e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeg), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), e do Ministério Público do Estado de Goiás.
Durante a reunião, foram discutidos os temas relacionados ao financiamento das atividades e a necessidade de recursos para materiais e equipamentos. Além disso, foi detectada a necessidade de detalhar a quantidade de bolsistas e profissionais que farão parte da execução do projeto.
O programa
A iniciativa estabelece cinco eixos: hidrologia (estudar os recursos hídricos, superficiais e subterrâneos da bacia do Rio Meia Ponte), ambiente físico (estudo da degradação ambiental na bacia do Meia Ponte), biodiversidade (mapeamento da vegetação em trechos de mata ciliar do rio), socioeconomia (estudo das mudanças no uso do solo na região e das variáveis sociais e naturais, estimativa dos impactos da mudança no uso da terra sobre os recursos hídricos da bacia, estimativa do valor monetário dos danos decorrentes da poluição do Rio Meia Ponte, gerando indicativos de instrumentos eficientes de políticas públicas), educação ambiental (diagnóstico socioambiental para conhecer a comunidade da bacia; capacitar lideranças, professores e gestores para atuarem na temática água).
Para entender melhor o programa, leia a matéria completa no Jornal UFG versão online: http://www.jornalufgonline.ufg.br/pages/41689
Representantes da UFG, da Fapeg, da Semarh e do Ministério Público de Goiás
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Encontro