Programa coordenado pela CAPES traz estudantes da África para a iniciação científica

On 01/25/13 01:09 .
Estudantes de Angola e de Moçambique farão pesquisas em ciências biológicas e exatas

A Casa do Estudante Universitário (CEU) do Câmpus Samambaia tem cinco novos moradores. Os estudantes angolanos chegaram recentemente a Goiânia e participam do Programa de Formação Científica de Estudantes de Moçambique e Angola (PFCMA), que tem coordenação da CAPES e do Ministério de Relações Exteriores.

Diversas universidades brasileiras participantes do programa receberão aproximadamente 100 estudantes dos dois países africanos. A UFG receberá oito acadêmicos: os cinco angolanos que chegaram esta semana e três moçambicanos, cuja chegada está prevista para o dia 25 de janeiro.

Os estudantes vêm de diversas universidades de Angola e vão participar de estudos científicos relacionados às ciências biológicas e exatas. Lizandra Lingongo será orientada pelos professores do Instituto de Ciência Biológicas, Simone Guimarães e Rones Paranhos, na área de educação em ciências biológicas; Francisco da Silva António também estará no ICB com o professor Gustavo Pedrino e fará pesquisa na área de fisiologia cardiovascular. A Escola de Agronomia receberá outros dois estudantes, Geovânia  Andrade e Silva Daniel, que serão orientados pelos professores Wilson Mozena e Marivone Moreira dos Santos, respectivamente. O estudante Daniel Bamba estudará geotecnia com o professor Gilson de Farias, da Escola de Engenharia Cívil.

 

Estudantes são recepcionados na CAI pelas coordenadoras do órgão e por seus orientadores

 

Na quarta-feira, dia 23, os primeiros acadêmicos foram recebidos por seus orientadores na Coordenadoria de Assuntos Acadêmicos (CAI), onde puderam tirar dúvidas com as coordenadoras do órgão. O programa é de curta duração, e ocorre no período de férias dos acadêmicos. Os estudantes ficarão provisoriamente na Casa do Estudante até conhecerem melhor a universidade e Goiânia.

Source: ASCOM/UFG