noticia9405.jpg

Laboratório de Inovação Tecnológica é inaugurado na Escola de Engenharia Civil

在 21/12/12 03:12 上。
Além de aprimorar a formação acadêmica, o espaço poderá unir a universidade e o setor empresarial, promovendo pesquisa e desenvolvimento
A comunidade acadêmica do curso de Engenharia Civil e da UFG, além de empresários, acompanharam, na manhã de 17 de dezembro, a inauguração do Laboratório de Inovação Tecnológica em Construção Civil (Labitecc). A obra foi viabilizada com recursos provenientes de diferentes fontes, como o fundo setorial CT-Infra, mantido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), via emenda parlamentar, de recursos próprios da UFG e de doações de empresas locais do setor de engenharia. O prédio, que possui 1.084 m² e custou R$ 1,5 milhão, está equipado com sala de informática, recursos para aulas teóricas, equipamentos e estruturas para testes químicos e de durabilidade, ensaios mecânicos, recursos para desenvolvimento de soluções em argamassas e concreto pré-moldado e de pesquisas sobre cimento. O projeto foi elaborado, em 2006, pelos professores Oswaldo Cascudo, Helena Carasek e Daniel de Lima Araújo.


De acordo com Oswaldo Cascudo, o laboratório já está sendo utilizado para a realização de pesquisas. Em 2013, poderão ser ministradas aulas no local. O professor considerou ainda que a construção do espaço representa um marco para as pesquisas no campo da engenharia. Para ele, houve avanços na qualidade do ensino nos últimos anos, mas ainda havia necessidade de superar uma defasagem na infraestrutura do curso de Engenharia Civil. "Estamos no momento de projetar o futuro e agora temos um instrumento fundamental para as pesquisas na área da construção civil e de sistemas estruturais de concreto, inseridas no contexto da sustentabilidade e do desempenho das edificações".

 Lembrando que o curso atualmente registra a média de 54 candidatos por vaga no vestibular, o diretor da EEC, Osvaldo Valinote, destacou a importância da área para o desenvolvimento do país e disse que a EEC está preparada para encarar os desafios que a engenharia moderna apresenta. Desafios esses que apontam para a promoção da inovação tecnológica e o estreitamento das relações com a iniciativa privada para impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento. O reitor Edward Madureira Brasil reforçou a existência de um laboratório com características de multiusuários para aproximar a sociedade e a universidade. "Não consigo enxergar uma universidade que não dialogue de maneira forte com a sociedade por meio de parcerias com o governo, com os movimentos sociais e com a iniciativa privada para construir uma sociedade mais justa", concluiu.


Para o engenheiro Marley Antônio da Rocha, da Goiarte, uma das empresas que contribuíram para a construção do Labitecc, "uma das coisas mais importantes é a preocupação pela falta de pessoal qualificado para trabalhar com a inovação. Confiamos que esse laboratório sirvirá de suporte para mudar essa realidade", declarou.


O deputado federal, Pedro Chaves, ex-aluno da Escola de Engenharia, e um dos responsáveis pela emenda parlamentar que destinou
parte dos recursos para finalizar a obra, também destacou a competitividade atual e o papel estratégico da universidade para a formação qualificada dos jovens.

资源: Ascom/UFG

类别: Inauguração