FAV abre exposição 'Novos Horizontes'
Ana Flávia Marinho
Fotos: Carlos Siqueira e Rejane Ribeiro
A Galeria da Faculdade de Artes Visuais (FAV) abriu nessa quinta-feira, 06 de dezembro, a exposição “Novo Horizonte – Intervenção no Espaço da Galeria da FAV”. A obra é do artista Santiago Selon e ficará exposta até o dia 11 de janeiro de 2013.

Santiago Selon alia arte urbana à formação acadêmica
Santhiago, formado em Design Gráfico pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO), pinta desde 2000. Os lugares abandonados da cidade ganham vida com as cores do artista, que utiliza rolos de tinta para produzir suas obras. Nesse trabalho, que levou apenas sete dias para ser feito, Selon explica que as formas vieram a partir da percepção de que ele estava inserido no meio urbano. “A gente está no meio da cidade, de um monte de parede quadrada. Nós somos um pontinho”.
Trabalhando apenas com seis cores (preto, branco, cinza, azul, amarelo e vermelho), Selon alia a experiência com arte urbana à sua formação acadêmica. O artista considera que a exposição do grafite nas galerias seja positivo, já que valoriza seu trabalho. Para ele, o fato de saber que sua obra será apagada daqui a um mês não o preocupa. “É igual quando pinto na rua: mais cedo ou mais tarde apagam. É normal, não é ruim nem bom”, ressalta. A ação estimula o artista a produzir mais. “Quanto mais some, mais quero fazer, já que estou ficando com menos trabalho”.

Ciça Fittipaldi explica que o piso preto contribui para a a ambientação da obra
A coordenadora da Galeria da FAV, Ciça Fittipaldi, explica que a obra causa um “estranhamento de se imaginar em outro lugar”. Segundo ela, o piso preto foi colocado para que a imersão do expectador fosse ampliada. Ciça ressaltou que foi muito prazeroso receber a proposta de um artista urbano, que anda pela cidade e observa os comportamentos para a construção de sua obra. Já Selon explicou que a proposta do trabalho refere-se à construção da cidade. “A gente não tem um horizonte natural. A gente tem um idealizado pelo homem”.
A grandiosidade da obra, que se estende por toda a parede da galeria e que apresenta grande quantidade de linhas verticais, leva o expectador para um ambiente novo. “Eu entrei e achei lindo, dá a impressão de que a sala é maior”, comentou uma das visitantes, a estudante de Design Gráfico na FAV, Tamires Ferraz. Já sua colega Luana Carvalho afirmou que a obra “prendeu a atenção, por ter muita informação”, contrapondo-se à ideia de que o excesso de elementos dispersa o foco.

Visitantes surpreendem-se com a dimensão da obra
Uma das peculiaridades da exposição de Selon é o fato de que, mesmo fazendo pinturas geométricas e que criam a ilusão de três dimensões, ele não utiliza réguas, fitas ou linhas na elaboração dos traços. As retas precisas são feitas apenas utilizando os rolos de tinta. “De começo é tudo meio torto, e eu vou corrigindo”, explica Selon, que mede os ângulos e faz as retas de forma manual.
Utilizando apenas rolos de pintura, Selon levou sete dias para concluir a obra
A exposição “Novo Horizonte” fica aberta à visitação na Galeria da FAV até o dia 11 de janeiro, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
资源: Ascom/UFG
类别: Arte
