noticia9349.jpg

UFG realiza cerimônia regional de premiação da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Sur 03/12/12 00:51.
Alunos, escolas e professores receberam premiações pelo desempenho e participação na competição


Layane Palhares

Fotos: Wéber Félix

Ocorreu na tarde de sexta-feira (30), no auditório do Instituto de Matemática e Estatística (IME), do Câmpus Samambaia da UFG, a Cerimônia Regional de Premiação da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Em sua 7ª edição, em 2011, o evento contou com mais de 19 milhões de estudantes inscritos, representando escolas públicas de 99% dos municípios do Brasil, entre os quais 650 mil de Goiás.

 

                                  

                                          Alunos receberam premiações pelo desempenho e participação na OBMEP 2011

 

O auditório ficou lotado por professores, estudantes, autoridades e pais orgulhosos, que fotografavam cada momento. Durante a cerimônia, foram entregues 39 medalhas para os jovens goianos premiados por bom desempenho na competição, sendo 24 de bronze, 10 de prata e 5 de ouro. Além dos estudantes, também foram premiados, com troféus e computadores portáteis, os colégios que obtiveram as pontuações mais altas na OBMEP 2011; dois professores, pelo incentivo dado à participação dos alunos na competição; e as Secretarias Municipais de Educação de Nerópolis, Ouro verde de Goiás e Palmeiras de Goiás, pelo incentivo à participação das escolas dos municípios.

 

                              

                                                        Mesa diretiva da 5ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

 

Pelo crescente número de inscritos, a OBMEP já é tida como a maior olimpíada de Matemática do mundo. Iniciada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) propõe a iniciativa de descobrir novos talentos da área Matemática no Brasil, incentivando o estudo da disciplina entre alunos e professores de todo o país.

Em seu discurso de abertura, o coordenador regional da OBMEP-GO, Max Valério Lemes, explicou que os alunos medalhistas de cada ano da OBMEP são convidados a participar, por um ano, do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), criado pelo Conselho Nacional de Pesquisas – CNPq –, e que os medalhistas que acompanham todas as etapas do PIC recebem uma bolsa com valor mensal de R$100,00, devendo comparecer aos encontros programados. Para a professora Marina Tuiako, vice-diretora do IME/UFG, a premiação é forma de promover o interesse do aluno pela ciência, incentivar os estudantes para que eles persistam gostando de matemática e ajudar em seu crescimento profissional.

O pró-reitor de Administração e Finanças da UFG, Orlando Afonso Valle do Amaral, pontuou que "a OBMEP é uma amostra do que o país é capaz de fazer e um encorajamento para que os estudantes pensem, ainda jovens, na possibilidade de seguir estas carreiras que têm uma carência muito grande de profissionais, que também pode ser observado na quantidade de aluno por vaga nos vestibulares."

 

Source: Ascom/UFG