Turismo no nordeste goiano é tema de Colóquio do IESA

Sur 30/11/12 01:07.
O potencial turístico da reserva da Biosfera Goyaz ganha destaque com a chegada da Copa do Mundo

A proximidade da Copa do Mundo em 2014 motivou o Instituto de Estudos Socioambientais (IESA/UFG) a discutir o turismo em Goiás, e em especial na Reserva da Biosfera Goyaz, a RESBIO. A RESBIO abrange toda a região da Chapada dos Veadeiros, no nordeste de Goiás. O VI Colóquio de Turismo de Goiás, que ocorre no Auditório do IESA, de 29 de novembro até 1º de dezembro, está propondo um debate sobre a problemática de uma região potencialmente turística no estado.

As edições passadas do colóquio discutiram a atividade turística em Goiás também, mas voltadas para especificidades territoriais e temáticas de cada região. Na sexta edição essa singularidade surge com as comunidades Kalunga e Quilombolas que vivem na RESBIO. A experiência de turismo com a comunidade Quilombola, inclusive, será discutida em mesa-redonda
.

Exibição do documentário "Saliva Kalunga" no primeiro dia do evento

O evento tem como público-alvo profissionais da área do turismo, a iniciativa privada e, principalmente, as instâncias municipais e estaduais porque o objetivo é, por meio do diálogo, planejar ações concretas para o turismo goiano. A professora Laura Ramos reforçou a importância do poder público nas ações de desenvolvimento turístico, comentou que a universidade está disponível para ajudar, mas destacou: “não tem como a universidade pleitear tudo”.

Professora Laura Ramos apresenta objetivos do colóquio.

O colóquio é parte do projeto de extensão “Dimensões e interfaces do turismo na reserva da Biosfera Goyaz/RESBIO”, da professora Maria Geralda de Almeida, é aberta ao público, e traz à tona uma discussão pertinente e atual para Goiás. O evento será encerrado no dia 1º de dezembro, com visita aos municípios de Cavalcante e Teresina de Goiás.

Source: Ascom/UFG