Mestrado em Comunicação da Facomb realiza IV Seminário de Mídia e Cultura (SEMIC) e o VI Seminário de Mídia e Cidadania

In 23/11/12 03:25 .
Seminários tiveram abertura com palestra sobre epistemologia e comunicação, e fecham com conferência no Centro Cultural Oscar Niemeyer

Nesta sexta-feira (23) ocorreu em paralelo o IV Seminário de Mídia e Cultura (SEMIC) e o VI Seminário de Mídia e Cidadania, na Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb). Os seminários são uma realização do programa de pós-graduação em Comunicação, mais especificamente das linhas Mídia e Cultura e Mídia e Cidadania. Têm como objetivo estimular a produção e o diálogo entre os alunos do mestrado, tornar visível a produção dos discentes e docentes do programa, e analisar o intercâmbio e o diálogo entre o programa de pós-graduação e os cursos de graduação da Facomb.


Da esquerda para a direita: Goiamérico Felício, Daniel Christino e Luiz Signates

Como palestra de abertura, o professor do mestrado, Daniel Christino, apresentou o tema “Epistemologia e comunicação: um ensaio sobre o objeto comunicacional”, seguido dos comentários dos professores Goiamérico Felício e Luiz Signates. Daniel Christino começou explicando o porquê do título dado à palestra. Preferiu utilizar o conectivo “e” para sublinhar o fato de que a intenção seria “procurar mapear pontos de contato entre dois discursos e não propriamente fundamentar o campo comunicacional, ou fornecer uma descrição suficiente das condições e possibilidades do conhecimento específico da comunicação”, declarou. A todo momento o professor procurou mapear conexões entre os temas epistemológicos e a comunicação.

Concluiu comentando o porquê de a comunicação ser uma temática difícil de se definir. Segundo ele, quando se coloca a comunicação de um lado, evidências de outro. Ela não possui um território definido e próprio, necessitando de “tomar” emprestado definições de outras áreas.“Temos ferramentas que falam sobre a comunicação, mas elas não nos dizem o que é a comunicação. Elas são emprestadas. Resolvem o problema operacional, mas não o sentido do campo”, explicou. Como saída, Daniel Christino sugere que deve-se entrar nessa dupla natureza do objeto comunicacional e tentar enfrentá-la, dialogando criticamente. E assim, acredita, as respostas podem estar no “entre” dos estudos existentes.


Os seminários ao longo do dia tiveram apresentações de trabalhos dos mestrandos, terminando com a conferência do filósofo e articulista, Luiz Felipe Pondé, “O sexo e o amor em tempos pós-modernos”, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.

Fonte: Ascom UFG