Seminário Internacional Juventudes na Contemporaneidade recebe pesquisador da Universidade de Lisboa

在 09/11/12 03:10 上。
O evento foi palco de diversas outras atividades, incluindo lançamento do Observatório Juventude na Contemporaneidade


 José Machado Pais, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Nesta última quinta-feira (08), a Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Universidade Federal de Goiás, em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO) e a Casa da Juventude (CAJU), deu início ao “Seminário Internacional Juventudes na Contemporaneidade”. A programação foi aberta com atividades lúdicas e performances promovidas pela Casa da Juventude e PUC/GO. A abertura contou com a conferência do professor da Universidade de Lisboa, José Machado Pais,  com o tema “Culturas juvenis no mundo contemporâneo”. Ele destacou a influência da indústria cultural, que incentiva o consumo sem controle  entre os jovens.

Em seguida, utilizando a imagem do ioiô, brinquedo que se tornou uma verdadeira “febre” entre os jovens europeus, José Machado Pais comparou o movimento “ziguezagueante” do brinquedo à trajetória dos jovens, feita de muitas idas e vindas. “O jovem abandona a escola, mas em qualquer momento pode voltar, consegue um trabalho, mas em qualquer momento encontra o desemprego”, exemplifica. 


Baseado nessa ideia, o professor criticou as políticas públicas europeias ao dizer que são insensíveis a essas realidades “ziguezagueantes” da juventude. “Os programas de implementação dessas políticas podem ser muito coerentes no papel, mas, aplicados na prática, não funcionam”, afirma. E finalizou falando sobre a importância dos jovens para o mundo atual, em constante processo de modificações, o que leva muitos jovens às ruas para reivindicar direitos e deveres. “Em tempos de mudança, os jovens desempenham um papel de revitalização da sociedade”, finaliza.

Observatório Juventude na Contemporaneidade

No segundo dia de realização (9/11), as instituições parceiras lançaram o projeto de criação do “Observatório Juventude na Contemporaneidade”. Baseado no modelo de outros observatórios de igual temática espalhados pelo país, este visa a ser um espaço de articulação, mobilização e integração das instituições acadêmicas, de modo a construir um mapa das reflexões feitas sobre a juventude brasileira. As ações serão implantas por meio de projetos de pesquisa e de extensão, trabalhos acadêmicos, eventos, entre outros, de forma a aprofundar o conhecimento na área e incentivar políticas públicas destinadas a essa área. 

 

 

资源: ASCOM/UFG