Reunião do Fórum de Reitores discute problemas ligados à graduação

On 10/31/12 03:59 .
Cursos previstos e licenciaturas estavam na pauta do dia

Na segunda-feira (29) ocorreu mais uma reunião mensal do Fórum de Reitores, na sala de reuniões do Gabinete da Reitoria da UFG, no Câmpus Samambaia. A reunião dos reitores e pró-reitores da UFG, IFG, IF Goiano e UEG tem como objetivo incentivar o entendimento entre as instituições, de forma a que cada uma conheça melhor a outra, e possam buscar soluções em comum.

Nessa última reunião o diretor do Centro Integrado de Aprendizado em Rede (CIAR) da UFG, Leonardo Barra Santana de Souza, apresentou um novo sistema on line para facilitar o reconhecimento da distribuição dos cursos oferecidos pelas instituições federais em Goiás. A ideia foi sugerida pela pró-reitora de Graduação da UFG, Sandrama Matias Chaves, que apontou a dificuldade de se visualizar essas informações em planilhas com mais de dez páginas.


No novo sistema os gestores da instituição terão acesso a um mapa de Goiás, onde as cidades que possuem cursos oferecidos por uma das instituições apresentará uma coloração diferente. Há tabelas com todos os cursos vigentes, com dados específicos dos cursos previstos, além das legendas necessárias para a compreensão do mapa.

No fim da apresentação o reitor do IFG, Paulo César Pereira, apontou o problema de se anunciar um curso  em determinada localidade, sem que este ao menos possua infraestrutura, apenas para demarcar território. Algumas soluções foram apresentadas, como anunciar apenas os cursos previstos com aproximadamente dois anos de antecedência, colocando no sistema a data provável em que cada curso será criado.

O tema discutido também apontou a importância de se evitar a oferta de um mesmo curso por câmpus próximos geograficamente, o que evidenciou a necessidade das instituições de desenvolver um trabalho conjunto e complementar.


Outro tema debatido foi a demanda de cursos de licenciatura. A preocupação dos reitores e pró-reitores é com a falta de professores nas escolas públicas, principalmente de Física, Química e Matemática. Foi destacada a necessidade de identificação das cidades goianas com demanda por professores e de quais especialidades. A pró-reitora de Graduação da UFG sugeriu um seminário para se discutir as licenciaturas de todas as quatro instituições.

Source: ASCOM/UFG