Mário Queiroz abre o II Encontro Nacional de Pesquisa em Moda

Estilista Mário Queiroz fez conferência de abertura do II Encontro Nacional de Pesquisa em Moda
A Faculdade de Artes Visuais abriu, no dia 25 de outubro, o II Encontro Nacional de Pesquisa em Moda. Para a conferência de abertura foi convidado o designer de moda carioca Mário Queiroz. Além de conferências, o encontro ofereceu também mesas de discussão, comunicações, pôsteres e oficinas. As atividades ocorreram no Câmpus Samambaia e seguem até o dia 27 de outubro.
Há mais de 20 anos atuando na área de Moda, Mário Queiroz criou sua própria marca em 1995. Com o tema "Novos desafios para o designer de moda", ele falou sobre a valorização do profissional de moda em contraponto com o mercado. Segundo ele, moda é antes arte que comércio.
Mário ainda comentou a rotina de produção das fast fashion, que cobram do profissional produção de coleções novas a cada semana. "Eu acredito que ainda é possível criar coleções mesmo com todas essas exigências", comentou. Em relação à rotina de trabalho do designer, o estilista sugeriu revisão da marca e do foco, descobrindo qual é a missão, o público e seus interesses. Apesar disso, ele ressaltou acreditar que não se deve mais classificar as pessoas por idade, já que isso limita as possibilidades de lidar com a moda.
Em relação ao tema do encontro, Mário Queiroz ressaltou as diversas formas de elaborar uma pesquisa de moda para montar uma coleção. "Não precisa ler só revistas de moda", comentou, utilizando carros como exemplo de objetos inspiradores.
Mário finalizou comentando as macrotendências do design, afirmando que acompanhar as tendências internacionais não deve ser um ponto de partida, e sim, uma referência. Segundo ele, o repertório pessoal deve ter prioridade no processo de criação.
Como dica aos estudantes de Moda, Mário Queiroz incentivou a criação de um portifólio ainda durante os estudos. Para isso, deve ser feita pelo menos uma coleção por semestre.
Fonte: Ascom/UFG
