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Conferência no IX CONPEEX discute a utilização das novas tecnologias na educação

Em 30/10/12 07:58.
Nova geração de alunos possuem habilidades que professores desconhecem gerando mudança na hierarquia

Anamaria Rodrigues

Em seu terceiro dia de realização, o IX Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) trouxe a professora da UEG e integrante da Unidade Universitária de Ciências Sócioeconômicas e Humanas (UnUCSEH/UEG), Mirza Seabra Toschi, para a realização da conferência “Tecnologia da informação e comunicação em educação: ficção ou realidade?”. Apesar do feriado, o Centro de Eventos da UFG ficou lotado, tendo a conferência da professora que ser transferida para o palco.


Professora Mirza Seabra Toschi (UNUCSEH/UEG)

Mirza Toschi começou sua fala de forma bem descontraída e introduziu a temática explicando os conceitos de ficção e realidade. Os termos foram apresentados de forma a explicar o mundo em que as crianças e os jovens estão vivendo, um mundo em que a tecnologia se tornou parte de suas vidas. Quanto ao termo realidade foi especificado as seguintes subdivisões dentro do mundo tecnológico: realidade virtual, realidade aumentada e a realidade misturada. Realidade virtual seria a projeção de um ambiente virtual no ambiente real, dando a impressão de se estar inserido no meio virtual. A realidade aumentada é a que mistura o meio real com o virtual. E por último a realidade misturada seria a junção dos dois conceitos.

Redes sociais, jogos e celulares, as novas tecnologias agora são um desafio para os professores na educação da atual geração. Como ser professor nesse mundo? Mirza Toschi explica que há uma grande diferença entre os professores e seus alunos. “As gerações hoje são muito curtas. Enquanto as mudanças anteriormente demoravam de 20 a 25 anos, hoje a cada cinco anos temos mudanças muito grandes. Nós professores, somos muito diferentes dos nossos alunos”, diz Mirza. Dentre essas diferenças estão as habilidades que muitas vezes os professores não possuem. Enquanto as escolas têm um formato de educação baseado em fazer cada coisa de uma vez, por exemplo, os alunos sabem fazer várias coisas ao mesmo tempo.


Devido as dificuldades de se comunicar com os alunos, o que se tem gerado é uma grande mudança na hierarquia professor-aluno. Os professores não possuem mais o respeito de seus alunos. Para Mirza Toschi é necessário mudar as metodologias de ensino para atingir esses jovens e retomar o respeito. É necessário “ter o domínio do conteúdo e ao mesmo tempo o conhecimento de que é preciso ser atual”, explica a professora. Ela ainda complementa que dessa forma, os jovens poderão ser compreendidos pelos seus educadores e sem censura, pois esta pode ser muitas vezes um sinal de medo diante do desconhecido.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Congresso