Evento discute o potencial das patentes verdes

Em 23/10/12 00:26.
Pesquisador do INPI abordará as questões políticas e técnicas envolvidas no registro das chamadas patentes verdes no Brasil

O número de patentes no Brasil tem crescido na última década. No entanto, ainda é pequeno se comparado a outros países. Um dos entraves é a demora do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em registrar patenteS. Mas, para agilizar esse processo, o instituto criou um programa-piloto, iniciado em abril de 2012, para priorizar as patentes verdes, reduzindo a fila para as solicitações de diminuição dos efeitos das mudanças climáticas globais.


E para falar sobre essas patentes verdes e sua importância atual é que o IX Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, o Conpeex, realiza conferência com o pesquisador do INPI e coordenador do Projeto Patentes Verdes, Douglas Alves Santos. O evento será no dia 24 de outubro, quarta-feira, às 16h30, no Auditório do Instituto de Matemática e Estatística da UFG (câmpus II).


São consideradas patentes verdes as tecnologias referentes a energias alternativas, transportes, conservação de energia, gerenciamento de resíduos e agricultura. De acordo com o INPI, o programa atende a dois objetivos: identificar as tecnologias verdes e estimular o seu licenciamento, de maneira a levar a inovação para quem precisa dessa ferramenta. Segundo o coordenador da conferência e professor da Faculdade de Farmácia da UFG, Edemilson Cardoso da Conceição, hoje não é possível pensar em inovação sem levar em consideração as questões ambientais. “Não é mais apenas moda, é uma necessidade a ser considerada pela pesquisa”, ressalta o professor.

Serviço

Conferência: Patentes Verdes
Local: Auditório do Instituto de Matemática e Estatística (IME)
Horário: 16h30
Data: 24 de outubro (quarta-feira)

Fonte: Ascom/UFG