noticia9180.jpg

Programação cultural movimenta primeiro dia do Conpeex

In 22/10/12 04:23 .
Sons, movimentos e cores emocionaram o público em diferentes momentos do evento

A programação cultural enriqueceu ainda mais o primeiro dia do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex). A solenidade de abertura do evento contou com a participação do duo de professores da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), Ângela Barra e Carlos Costa (Voz e Piano), emocionando todas as pessoas presentes no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal.

Em seguida, a Banda Pequi animou o público com arranjos irreverentes e novas interpretações de vários ritmos brasileiros como samba, baião, choro, frevo e maracatu, sob a coordenação do regente, compositor, pianista e arranjador Jarbas Cavendis. A Banda Pequi é um projeto de extensão e cultura da Escola de Música da UFG.

No Palco Teatro da EMAC o que se via eram cadeiras lotadas e um público participativo. O espetáculo Grampinho foi baseado no poema Maria Grampinho, de Cora Coralina, e deixou os presentes de olhos arregalados e ao mesmo tempo encantados com as cores e as performances dos atores e bailarinos Alexandre Ferreira e Luciano di Freitas. A apresentação foi dirigida por Valéria Figueiredo.

Logo após, os presentes assistiram uma apresentação de chorinho e de vários gêneros da música popular brasileira com o professor de Violão Popular (EMAC), Júlio César Lemos, ao lado do músico Everton Luiz (saxofone e flauta) integrante do Choro in Trio.

E para finalizar a programação cultural de segunda-feira (22) do Conpeex, o grupo Charanga Jazz fará uma apresentação no palco do Centro de Cultura e Eventos, às 18 horas. O Charanga Jazz é um sexteto de instrumentistas profissionais da Orquestra Sinfônica de Goiânia, conhecido por desenvolver espetáculos musicais performáticos bastante ecléticos, que abrangem a música popular brasileira, como o choro e a Bossa Nova, a música estrangeira, e também conta com repertório próprio.

Fonte: Ascom/UFG