Aula Magna tem a presença da ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos
O programa de pós-graduação interdisciplinar em Direitos Humanos da UFG realizou, no dia 19 de outubro, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, um evento que marcou o início da primeira turma do mestrado interdisciplinar em Direitos Humanos da UFG. Criado em dezembro de 2011, é um dos cursos pioneiros no país. Quem realizou a aula magna foi a ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes. No mesmo evento também foram entregues os certificados de conclusão do curso de especialização EaD Educação para Diversidade e Cidadania a 300 formandos. As duas iniciativas marcam o trabalho de 14 anos do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos (NDH-UFG).
Maria do Rosário Nunes ressaltou os avanços e desafios da área de direitos humanos no país e a importância de o mestrado ter sido criado de forma interdisciplinar: “Direitos humanos são um conceito complexo, que unem diversas áreas como Direito, Filosofia, Economia, Sociologia, bioética, política, entre tantas outras”. Ela apontou a relevância da Secretaria de funcionar como um sistema de garantia e de defesa dos direitos humanos, incluindo a proteção a testemunhas e o apoio aos diversos conselhos e comissões. Também anunciou que o órgão está trabalhando com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para construir indicadores de direitos humanos no Brasil, notícia essa aplaudida pela plateia: “Queremos levantar como anda o direito à educação, à saúde, como os indígenas estão na sociedade, o número de mortes juvenis relacionadas à violência, a situação carcerária e a recuperação dos detentos, situação de renda, entre outras tantas variáveis que mostram a qualidade de vida da população brasileira”. Para finalizar, ela declarou que “precisamos neste momento mais questionar do que produzir todas as respostas. Só assim vamos abrir caminhos que evitem a violação dos direitos humanos no país”.

Ministra Maria do Rosário Nunes durante Aula Magna
Após a Aula Magna, foi composta a mesa diretiva com a presença da ministra, do vice-reitor da UFG, Eriberto Bevilaqua, do deputado estadual e coordenador da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Mauro Rubem, do diretor da Faculdade de Direito, Nivaldo dos Santos, da coordenadora do NDH-UFG e do curos de especialização EaD em Educação para Diversidade e Cidadania, Vilma de Fátima Machado, do diretor do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR/UFG), Leonardo Barra, e da pró-reitora de Pós-Graduação, Divina das Dores de Paula Cardoso.

Mesa diretiva do evento
Vilma de Fátima Machado falou sobre a importância do curso a distância como forma de democratização do saber, dando acesso às pessoas que não teriam, de outra forma, condições para cursar uma pós-graduação na UFG. O curso foi desenvolvido em 10 polos, nos municípios de Inhumas, São Simão, Piranhas, Aparecida de Goiânia, São Miguel do Araguaia, Morrinhos, Águas Lindas, Goiás, Mineiros e Rio Verde, mas também atendeu os educadores dos municípios vizinhos. Oferecido pelo Programa de Direitos Humanos da UFG, por meio da Faculdade de Direito, em parceria com o CIAR-UFG, no período de agosto de 2010 a março de 2012, o curso obteve aporte financeiro da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI - MEC), após aprovação do projeto em edital.

Formandos recebem seus certificados

Fonte: Ascom/UFG
