noticia9168.jpg

Aluna da UFG recebe Prêmio IEL de Estágio na etapa nacional

En 17/10/12 02:25 .
Com o projeto _Otimização da logística de distribuição de matéria-prima_, Sarah Carneiro Henriques ganhou o terceiro lugar

Anamaria Rodrigues

Nesta última terça-feira (16), foi realizada a etapa de premiação nacional do Prêmio IEL de Estágio. O evento ocorreu na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. A aluna do curso de Engenharia de Alimentos da UFG, Sarah Carneiro Henriques, recebeu o terceiro lugar na categoria Grande Empresa com o projeto “Otimização da logística de distribuição de matéria-prima”, feito na empresa Cipa Industrial de Produtos Alimentares (Mabel). Oferecido anualmente, o Prêmio IEL de Estágio possui como objetivo identificar e divulgar os melhores resultados de estágios desenvolvidos no país,  incentivando assim, inovações de mercado e a relação existente entre universidade e empresa.

 

Sarah Carneiro Henriques, Juarez Patrício, diretor da EA/UFG (ao centro), e representante da empresa Mabel (à direita)

 

 

O segundo lugar ficou com Joel Fagundes, do SENAI (Santa Catarina), ligado à empresa Coteminas S.A. (Santa Catarina), e o primeiro lugar foi para Tiago Cabral Pestana, da Universidade Federal da Bahia, que realizou seu estágio na Petrobrás (Bahia).

O projeto

O projeto teve como orientador o professor do curso de Engenharia de Alimentos, Celso José de Moura, tendo sido realizado em 2011. Segundo Sarah Carneiro, a ideia veio quando percebeu a necessidade de adequar a estrutura interna de distribuição de matéria-prima e atividades dos colaboradores. Antes a distribuição de material para o preparo da massa dos biscoitos era feita de maneira irregular: “os colaboradores tinham um trabalho totalmente individualizado e sem nenhum tipo de divisão de tarefas. Com esse projeto fizemos um sistema de distribuição dentro da área de preparo e também a otimização das tarefas”, explicou Sarah.

 

Ela ainda conta que enfrentou dificuldades, como a demora dos processos de avaliação, a burocracia na liberação de recursos para a execução do projeto, e o tempo reduzido dos supervisores de campo. Mas Sarah Carneiro declara que valeu a pena, pois a possibilidade de trabalhar em áreas diversas da empresa, a autoconfiança profissional, além do desenvolvimento da criatividade, são fatores determinantes para um bom futuro profissional.

 

Para o diretor da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos (EA/UFG), Juarez Patrício de Oliveira Júnior, esse prêmio reconhece o importante papel que o estagiário desempenha em uma empresa, pois a atividade valoriza tanto a disciplina de estágio quanto o aluno, dando incentivo a quem está começando uma carreira. E para os interessados em participar do próximo Prêmio IEL de Estágio, Sarah Carneiro dá uma dica: “Digo que se empenhem e façam o melhor que puderem, pois isto os tornará mais maduros, preparados e diferenciados para enfrentar o mundo fora da universidade”. Atualmente, ela foi contratada pela empresa e já recebeu duas promoções.


Sarah Carneiro Henriques e Juarez Patrício de Oliveira Júnior (EA/UFG)

 

Fuente: ASCOM/UFG