Vacinação Antirrábica em Aparecida de Goiânia buscou atingir cerca de 60 mil animais

On 10/01/12 23:09 .
Campanha da UFG em parceria com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia vacinou cerca de 80% da população de cães e gatos do município

Anamaria Rodrigues

A Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ) da UFG, em parceria com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, realizou, no último sábado (29), a 34ª edição da Campanha de Vacinação Antirrábica Canina, que faz parte da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina 2012. O evento ocorreu ao longo de todo o sábado, das 8 às 17 horas. O objetivo da campanha foi vacinar 80% da população de cães e gatos do município, resultando em cerca de 60 mil animais vacinados.

Foram 139 postos fixos de vacinação coordenados por 39 equipes volantes. No local, agentes de endemias realizavam uma triagem com o animal e aquele que ainda não tivesse cartão de vacinação este era feito na hora. A vacinação era feita por um veterinário, funcionários do Centro de Vigilância em Zoonoses e alunos do curso de Medicina Veterinária da UFG e de outras instituições de ensino. Amostras grátis de ração ou de xampu foram distribuídas como brinde.

Segundo o coordenador da Campanha de Vacinação e professor da EVZ/UFG, Aires Manuel de Souza, “a raiva é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus que acomete animais de todas as raças e idades e uma das maneiras de fazer o controle é mediante a vacinação”, explica. Ele lembra que, após uma campanha de vacinação, sempre ocorrem surtos de viroses entre os animais, como a parvovirose, pois animais que já deviam estar contaminados entraram em contato com outros não contaminados no dia da vacinação. Porém, apesar desses surtos, a vacina deve ser aplicada, pois a raiva não tem cura, além de ser transmissível ao ser humano.

O projeto

A Campanha de Vacinação Antirrábica Canina integra o projeto de extensão “Controle da raiva animal no município de Aparecida de Goiânia”, cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec). O projeto tem por objetivo controlar a raiva animal no município de Aparecida de Goiânia, por meio da interação entre universidade e comunidade. São 250 alunos que realizam atividades de localização de abrigos, vacinação de animais, captura de morcegos, vigilância epidemiológica, além de educar a população para a saúde animal.

Source: Ascom/UFG