noticia8986.jpg

UFG recebe membros da Rede BIONORTE

En 22/08/12 23:09 .
Universidade sediará nos dias 23 e 24 de agosto três reuniões da rede de pós-graduação, pesquisa e inovação

Na manhã desta quinta-feira (23), tiveram início as atividades da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Rede BIONORTE) no auditório do Instituto Socioambiental (IESA) da UFG. O encontro se realizará nos dias 23 e 24 de agosto e ao longo desses dias acontecerão a 10ª Reunião do Comitê Científico da Rede BIONORTE (CC- BIONORTE), e a 3ª Reunião do Colegiado Geral do PPG-BIONORTE, além da 2ª Reunião de Acompanhamento de Projetos da Rede BIONORTE.

A UFG não faz parte da Rede BIONORTE, pois integra a Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Rede Pro-Centro-Oeste), mas a universidade sedia o evento como forma de interação e compartilhamento de informações para melhorar ainda mais o desenvolvimento das redes.

A Rede BIONORTE foi criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em 2008, em parceria com as Secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia dos nove estados integrantes da Amazônia Legal, consistindo na realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento, inovação e formação de doutores com foco na biodiversidade e biotecnologia visando gerar conhecimentos que possam contribuir para o desenvolvimentos da Amazônia Legal. Os estados integrantes são: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Integrantes da mesa ouvem a fala do coordenador Geral de Gestão de Ecossistemas do MCTI, Reinaldo Lourival

Na mesa da cerimônia de abertura estavam presentes o diretor do IESA, João Batista de Deus, o coordenador Geral de Pesquisa da UFG, João Medrado, o diretor executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE), Cláudio Rodrigues Leles, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (UNIFAM), Selma Suely de Oliveira Bassal e o coordenador Geral de Gestão de Ecossistemas do Ministério da Ciência e Tecnologia, Reinaldo Lourival.

Segundo o reitor Edward Madureira Brasil um dos papéis das instituições de ensino e pesquisa, tanto públicas quanto privadas, é o de construir um país mais simétrico do ponto de vista do desenvolvimento da ciencia e tecnologia. Destacou também a importância para a UFG em receber um evento como esse, pois possibilita que se estabeleçam relações a serem construidas entre as universidades participantes.

Para a pró-reitora da UNIFAM, Selma Suely, a Rede BIONORTE é compreendida não só como caminho para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, mas também como uma possiblidade de se aproximar das populações tradicionais e ribeirinhas, pois são elas que de fato mantêm a Floresta Amazônica preservada.

Durante a reunião, além de discutirem a situação atual da PPG-BIONORTE, os presentes puderam também saber da situação atual da Rede Pró-Centro-Oeste através do professor convidado da Universidade de Brasília, Fernando Araripe Torres.

Fuente: ASCOM/UFG

Categorías: Integração