Reitores retomam agenda de reuniões mensais
O Fórum de reitores dos Institutos Federais de Goiás (IFG) e Goiano (IF Goiano) e da Universidade Federal de Goiás (UFG), retomou ontem, 20/08, agenda de reuniões mensais para discutir questões de interesse das três instituições. Desde o início do ano, os encontros visam otimizar o trabalho realizado e consolidar parcerias para atuações. A pauta do encontro de ontem incluiu a discussão da oferta de cursos de pós-graduação e o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal - SIASS. Participaram das discussões pró-reitores e servidores técnico-administrativos que atuam em ambos os temas.
Os reitores frisaram a necessidade de que, assim como é julgado o ideal para a graduação, seja evitado o sombreamento de oferta de mesmos cursos por câmpus próximos geograficamente na pós-graduação. Além disso, mais uma vez foi ressaltada a importância de que as especificidades dos Institutos e da Universidade sejam mantidas, tendo em vista que suas ações são naturalmente complementares.
Quanto a implementação de mestrados profissionais, Vicente Pereira, reitor do IFGoiano, afirmou que “podemos ser fortes nessa modalidade priorizando a união de forças das instituições para oferta de cursos que atendam tanto demandas internas quanto externas”. Edward Madureira lembrou que mais do que receber demandas, UFG, IFG e IF Goiano devem ter o papel de propositores de projetos, assumindo o protagonismo nesta área de pós-graduação. “As equipes devem estar conscientes de seus papéis públicos enquanto gestores, por isso devem ser pensados programas que também se voltem para a capacitação de servidores”, completou o reitor do IFG, Paulo César Pereira.
SIASS – Em abril de 2009, o Decreto Presidencial n.º 6.833 instituiu o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), um programa do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que tem com objetivo coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores. O decreto abarca servidores da administração federal direta, autárquica e fundacional, de acordo com a política de atenção à saúde e segurança do trabalho do servidor público federal, estabelecida pelo governo.
Vânia Marcelo, gestora do SIASS, informou que cerca de trinta profissionais dos Institutos e da Universidade Federal de Goiás estão envolvidos e que os trabalhos já estão sendo estruturados. Atualmente estão sendo estabelecidos fluxos das gestões para agilizar ações e oferecer maior transparência nos trâmites de processos. Uma vez essa análise estabelecida será possível apresentar perspectivas de atendimento.
Os reitores reforçaram que, além do caráter médico-pericial, o SIASS também desenvolva ações de prevenção e promoção da saúde dos servidores. “O planejamento precisa ser compartilhado, assim como as contrapartidas de cada câmpus proporcionando que as instituições se enxerguem dentro do SIASS”, finalizou Paulo César Pereira.
Texto: Assessorias de Comunicação da UFG, IFG e IFGoiano
Foto: Assessoria de Comunicação IFGoiano
Fuente: Assessorias de Comunicação da UFG, IFG e IFGoiano
Categorías: Encontro