O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Estudantes da UFG recebem Prêmio IEL de Estágio

Em 16/08/12 22:02.
Estagiários têm projetos inovadores e trabalho diferenciado reconhecidos com prêmio

Na última quinta-feira, 16/08, foi realizada a cerimônia de entrega do Prêmio IEL de Estágio, que reconhece estudantes, instituições de ensino e as empresas que se destacaram com as melhores práticas de estágio em 2012. Entre os nove estagiários vencedores da 8ª edição, quatro são estudantes da Universidade Federal de Goiás. Desta instituição, também foi vencedor do Prêmio Melhor Orientador de Estágio entre as Instituições de Ensino, o professor Celso José de Moura (Engenharia de Alimentos).

Na cerimônia estavam presentes autoridades do setor empresarial, industrial e educacional, estudantes e familiares para prestigiar a vitória dos estagiários. Em todos os discursos foi destacado a importância de aliar teoria acadêmica e experiência profissional e ressaltado o estágio como uma atividade essencial para o desenvolvimento do jovem profissional e das próprias empresas que recebem estagiários.

“O Prêmio IEL de Estágio consiste em reconhecer o estagiário que tem proatividade e tenha idealizado e implantado um projeto, que trouxe resultados para a empresa em que trabalha. Não é apenas um estagiário que cumpre tarefas. Nós queremos projetos que realmente transformem a empresa”, explicou Humberto de Oliveira, superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). “O objetivo do IEL é estimular essa percepção do estagiário de que ele vai para uma empresa para agregar valor. Não quer dizer que pelo fato dele estar aprendendo, ele não possa aplicar os conceitos de gestão adquiridos na faculdade”, complementou.

Nesta edição, mais de 100 estagiários (estudantes dos níveis técnicos e superior) inscreveram os projetos diferenciados que desenvolveram durante o estágio, mas apenas nove estudantes foram selecionados para participar da premiação nas categorias: micro/pequena, média e grande empresa.

Na categoria Médio Porte, todos os finalistas são estudantes do curso de Engenharia de Alimentos da UFG.

A vencedora do primeiro lugar foi Carla dos Anjos Silva, estagiária da Cicopal Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios e Higiene Pessoal, pelo projeto “Aplicação de Ferramentas de Gestão da Qualidade para Estudo de Perdas na Linha de Biscoito Tipo Wafer”. Para reduzir as perdas durante o processo de produção do biscoito, Carla usou a teoria aprendida na sala de aula como aliada, aplicando ferramentas de Gestão da Qualidade no processo. Essa aliança de teoria e prática faz com que Lindomar Sousa, supervisor de estágio, afirme que Carla está preparada para o mercado de trabalho. Para a estagiária, a experiência rendeu bons resultados. “Eu aprendi muito e estou levando uma bagagem para o meu currículo”, afirmou.

Não foi apenas a estagiária que teve seu trabalho valorizado. O professor orientador dela, Celso José de Moura, da Escola de Engenharia de Alimentos da UFG, também teve sua atuação reconhecida com o “Prêmio de Melhor Orientador entre as Instituições de Ensino”.

Amauri Monteiro Dias Ferreira ganhou o segundo lugar na categoria médio porte por seu projeto “Sensibilização e capacitação dos funcionários da Indústria” desenvolvido na Gama Sucos e Alimentos LTDA. O estagiário procurou desenvolver um projeto para melhorar o ambiente de trabalho e aumentar a produtividade e faturamento da indústria. Maria Leny Ferreira

Rodrigues, supervisora de estágio da empresa, admira a iniciativa do estagiário. “É em conjunto com a indústria que nós conseguimos construir novos profissionais”, comentou.

Marianny Silva Canedo, estagiária da Cicopal Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios e Higiene Pessoal, ocupou a terceira posição com o projeto “Determinação de Procedimentos Operacional Padrão (POP) para Recebimento de Matéria-prima e para Análise de Biscoito Recheado Tipo Wafer”. O objetivo é padronizar as análises de recebimento da matéria-prima e qualidade na produção dos biscoitos wafer e evitar as diferenças nos produtos finais e minimizar as perdas. Para Marianny é muito gratificante ter seu trabalho reconhecido pelo Prêmio IEL de Estágio.

Na categoria Grande Porte, o estudante de Engenharia Elétrica da UFG, Bruno Vilarinho Pires foi o segundo colocado com o projeto “Otimização do Sistema Preventivo de Redes Telefônicas”, aplicado na Telemont Engenharia de Telecomunicação S.A. Bruno desenvolveu uma apostila que possibilita a implantação de uma nova metodologia para melhorar a qualidade de serviço prestado aos assinantes da empresa. “Foi excelente o trabalho da apostila que o Bruno desenvolveu. A empresa está ganhando e ele está crescendo profissionalmente”, comentou Cristiano Ricardo do Amaral, supervisor do estágio.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Premiação

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.