noticia8950.jpg

UFG participa do I Encontro da Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação

In 15/08/12 23:59 .
Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação destaca potencial da rede e considera sua estrutura um exemplo nacional

No encerramento do I Encontro da Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, que ocorreu nesta quinta-feira (2), em Brasília, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em exercício, Luiz Antonio Rodrigues Elias, afirmou que avançar nos assuntos estratégicos e na formação do conhecimento da biodiversidade deve proporcionar impactos positivos para a região. Ao mesmo tempo, Elias acrescentou que a estruturação desta rede é um formato único dentro dos parâmetros das políticas públicas brasileiras e que o projeto já pode ser considerado um exemplo nacional.

"Avançar na pós-graduação e nas áreas estratégicas como a biodiversidade trará resultados para a sociedade local, com impactos positivos não só na melhoria do conhecimento, mas também no resultado em termos de crescimento econômico e social, com soluções efetivas", enfatizou Elias.

O ministro em exercício lembrou que este avanço deve ser proporcionado pela Rede Pró-Centro-Oeste, devido à sua composição, pois envolve atores centrais em todos os segmentos da sociedade. "O avanço que esta rede pode proporcionar não tem igual. Dentro do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fndct) não tem, na dimensão que a rede está posta, com todas as Fundações e Entidades de Amparo à Pesquisa (Faps), secretarias estaduais, universidades estaduais e federais, e governos comprometidos, não tem. Nesta dimensão não tem".

 

Elias apontou alguns fatores que podem impulsionar a mudança de parâmetros das políticas públicas. "A rede tem uma agenda forte na formação de recursos humanos, uma agenda forte que representa a correção das assimetrias, que muda o modelo conceitual na estrutura pública, no financiamento para pesquisa científica e infraestrutura laboratorial nesse país. Fizemos um piloto, esse piloto deu certo e está aqui, não só para a sociedade do Centro-Oeste, mas para a sociedade brasileira", concluiu.

Texto: Assessoria de Comunicação do MCTI

Fotos: Marcelo Gondim/CNPq

Fonte: Ascom-MCTI

Categorie: Pesquisa