Dom Tomás Balduíno recebe título Doutor Honoris Causa pela UFG
Na última sexta-feira, 15/06, acadêmicos, autoridades políticas e a comunidade vilaboense prestigiaram a entrega do título Doutor Honoris Causa a Dom Tomás Balduíno em cerimônia realizada na Catedral de Sant’Anna, Cidade de Goiás.
Em reconhecimento a uma atuação ímpar nas áreas da educação, saúde, Reforma Agrária, inclusão social, na defesa das culturas indígenas e de mais de 40 anos dedicados ao ideal de um Brasil mais igualitário, Dom Tomás Balduíno foi indicado pelo professor José do Carmo Alves Siqueira para receber o maior título outorgado pela universidade. O Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo de deliberação da UFG, reconheceu que as ações de Dom Tomás Balduíno transcenderam as atribuições de sacerdote. A decisão, por unanimidade, do Conselho concedeu ao bispo emérito da Diocese de Goiás o 14° título Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade Federal de Goiás.
Cerimônia
Estava presente na mesa diretiva Edward Madureira Brasil; reitor da Universidade Federal de Goiás, Maria Zaíra Turchi; presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), neste ato representando o governador Marconi Perillo, Pedro Wilson Guimarães; Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, José Gonzalo Armijos Palácios; diretor do câmpus Cidade de Goiás da UFG, Mara Veiga Jardim; Secretária Municipal de Turismo e Cultura da Cidade de Goiás, José do Carmo Alves Siqueira; professor do câmpus Cidade de Goiás da UFG, Fernanda Rezék; coordenadora do curso de Direito do câmpus cidade de Goiás, Alison Cleyton de Araújo; coordenador do curso de Serviço Social do câmpus cidade de Goiás Guilherme Zalíque; coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a estudante Marcela Oliveira Coimbra e Silva; representando os estudantes da UFG.
Na cerimônia, Dom Tomás Balduíno recebeu uma homenagem da turma Evandro Lins e Silva - turma especial de graduação em Direito para beneficiários da reforma agrária e agricultores familiares tradicionais. “Dom Tomás é o guerrilheiro que a história nos deu e entregamos como símbolo da nossa luta uma moringa, que é utilizada quando nós vamos para a nossa produção no campo”, explicou a estudante Maria Inês Pinheiro. O bispo emérito também foi convidado para ser patrono da turma, na formatura a ser realizada em 11 de agosto de 2012.

Homenagens
“Nesta noite, ao reconhecer o trabalho de cidadania exemplar de Dom Tomás, a UFG sente-se honrada em colaborar e ratificar o conhecimento produzido em nossa universidade, colocando-se à disposição para que ações em defesa da igualdade sejam cada vez mais fomentadas e, principalmente, praticadas”, proferiu Edward Madureira Brasil, reitor da UFG.
Para o professor José do Carmo Alves Siqueira, no caso de Dom Tomás Balduíno, o título Doutor Honoris Causa merece um reparo para o plural Doutor Honoris Causae. “Digo plural, porque Dom Tomás é uma pessoa de muitas causas, não apenas em número como igualmente em dignidade”, explicou o docente. O bispo emérito dedicou a vida para defender os excluídos, os esquecidos, os explorados e os mais necessitados. Ele foi personagem fundamental no processo de criação do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), em 1972, e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), em 1975. E adquiriu a presidência nas duas instituições. Em 2005, foi nomeado Conselheiro Permanente da CPT. “Dom Tomás é um exemplo de coerência e luta. Um exemplo para todos aqueles que receberam a semente do amor e da solidariedade. Para mim, um exemplo vivo do que é servidão”, proferiu José Gonzalo.
No discurso, Dom Tomás Balduíno comentou a situação da educação no país, ainda elitista e erudita, mas que encontra brechas para fruir a educação popular, de que todos fazem parte independentemente da classe social. “Estou consciente de que foram os indígenas, os quilombolas, os lavradores, as mulheres, que abriram a minha cabeça e o meu coração. Eu me considero aprendiz deles e delas. Portanto, com a licença da universidade federal e a anuência de todos os presentes, conscientemente, passo a eles e a elas esse novo título de Doutor Honoris Causa”, finalizou Dom Tomás com toda humildade e solidariedade, que lhe é inerente.
Para conferir as fotos da cerimônia clique aqui
Fuente: Ascom/UFG
Categorías: Cerimônia
