Reitores discutem parcerias na pós-graduação
Em reunião do Fórum de Reitores dos Institutos Federais de Goiás (IFG) e Goiano (IF Goiano) e da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizada na manhã de segunda-feira (04/06), na Reitoria do IFG, reitores das instituições, pró-reitores de pesquisa e pós-graduação e servidores discutiram possibilidades de parcerias na oferta de cursos de pós-graduação, com foco tanto na qualificação dos servidores, por meio de programas interinstitucionais, quanto na oferta de programas voltados para a comunidade acadêmica.
A reunião foi aberta pelo reitor do IFG, professor Paulo César Pereira, que colocou em pauta a atuação e a articulação de forma individualizada e conjunta entre as instituições participantes do fórum para o desenvolvimento de ações relacionadas à pós-graduação. “Precisamos pensar em como potencializar e podermos dar melhores respostas enquanto instituições públicas”, afirmou.
Sobre as possíveis parcerias na UFG, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da universidade, Divina das Dores de Paula Cardoso, pontuou que primeiramente é preciso pensar em cursos para os quais existem demandas, no mínimo, na região Centro-Oeste. Do ponto de vista da interação entre as instituições, ela aponta que um caminho seria ofertar uma nova turma – fora da sede - em um curso de pós-graduação existente na universidade, por exemplo, ou aumentar o número de vagas, de acordo com o curso e programa. Além disso, Divina afirma que outro caminho é agregar pessoal já qualificado, como os docentes do IFG e do IF Goiano, para atuar no quadro do programa. “Temos trabalhado muito para a consolidação dos nossos programas. Uma regra que tentamos estabelecer nos cursos de pró-graduação é só oferecer vaga de acordo com as condições dos docentes. Acho que é muito importante essa interação, do ponto de vista de agregar pessoal qualificado aos programas”, finalizou.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano, Fabiano Guimarães Silva, defende que é importante incentivar as boas ideias e “arrebanhar o maior número de pessoas para atuar na pós-graduação”. A parceria, segundo ele, é fundamental porque não é possível trabalhar sozinho.
Além das parcerias na oferta de programas interinstitucionais de mestrado e doutorado, os cursos de pós-graduação em parceria entre as três instituições goianas, outro ponto abordado na reunião foi a necessidade de consolidação da pesquisa e pós-graduação nos institutos federais. O assunto foi abordado pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do IFG, Ruberley Rodrigues de Souza. “Quando não se tem grupos de pesquisa consolidados institucionalmente é difícil, por exemplo, delimitar as áreas de atuação prioritária de cada câmpus”, afirmou o pró-reitor. Ele apontou ainda as dificuldades de análise de pedidos de servidores de fazer pós-graduação em um país estrangeiro, especialmente em instituições que não são conhecidas, ou até em cursos não reconhecidos no país de origem, dificuldade essa enfrentada também pelo IF Goiano e UFG.
Fortalecimento - Pensar em uma atuação conjunta entre IFG, IF Goiano e UFG, relativa à pós-graduação, é fortalecer a área e promover um projeto piloto no país, “atuando de forma mais arrojada do que uma simples parceria, com a oferta de um curso de graduação, por exemplo, que terá a chancela das três instituições”, defendeu Edward Madureira Brasil. A opinião é compartilhada pelo reitor do IFG, Paulo César Pereira, e do IF Goiano, Vicente Almeida.
Para Paulo César, é importante consolidar as ações já propostas nas reuniões anteriores e as que surgirem durante o Fórum de Reitores. A proposta de encaminhamento feita por ele é a sequência de reuniões entre os pró-reitores da pasta, de pesquisa e pós-graduação, para tentar mapear quais áreas demandam cursos de pós-graduação e as regiões que serão contempladas; considerar a pesquisa e a pós-graduação também em âmbito de cooperação internacional; identificar os interlocutores na área de pesquisa, estabelecendo um diálogo entre as instituições públicas e privadas; implantar as linhas de pesquisa de acordo com a demanda; estabelecer de que forma a parceria entre IFG, IF Goiano e UFG seria organizada. Ele citou ainda as demandas internas do IFG para oferta de cursos nas áreas de meio ambiente, informática, indústria e agropecuária.
A próxima reunião do Fórum de Reitores está prevista para ser realizada no mês de agosto.
Fuente: Coordenação de Comunicação Social/Reitoria do IFG
Categorías: Fórum
