Termina hoje o V Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste
Teve início na tarde de segunda-feira, 04/06, o V Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste (Serex 2012), realizado em parceria da UFG com a Universidade Estadual de Goiás (UEG). A cerimônia de abertura ocorreu no salão principal do Centro de Cultura e Eventos da UFG, localizado no Câmpus Samabaia. Estiveram presentes gestores, estudantes e professores que atuam na extensão de universidades da região Centro-Oeste, entre as quais, a Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Apresentação do Coro Cênico Ciranda da Arte, sob a regência da professora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, Bianca Almeida
A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PrE/UEG) e coordenadora do evento, Danúsia Arantes, disse que o objetivo do Serex é integrar a região por meio da troca de experiências em ações de extensão das universidades públicas. Para ela, é preciso zelar por uma extensão que represente e contribua para a formação do estudante. Porém, reconhece que “o assunto ainda precisa avançar muito. Muito tem sido feito, mas a extensão ainda pode melhorar na aproximação com o ensino, pesquisa e construção do conhecimento”, completou.
O pró-reitor de Extensão e Cultura (Proec/UFG), Anselmo Pessoa Neto, agradeceu o empenho e a determinação das equipes de ambas as universidades na organização do Serex. Ele afirmou que a atual gestão da UFG é a que mais tem investido em ações de extensão e cultura. “Dados comprovam isso, por exemplo, o valor aplicado em investimento só em bolsas de extensão mais do que triplicou nos últimos anos”, declarou o professor.
Segundo Edward Madureira, a energia dividida no tripé ensino, pesquisa e extensão é desigual, pois, sempre houve um esforço maior em prol do desenvolvimento e melhorias do ensino na graduação, e para o desenvolvimento da pesquisa a pós-graduação tem um papel essencial. Para ele, este é o momento de voltar os esforços para a melhoria das ações de extensão nas universidades públicas. “É papel da extensão ajudar a consolidar a política de governo, que, após muitos anos, voltou a olhar para a universidade pública, como uma política de estado. Por isso, a extensão terá um papel decisivo no desenvolvimento do país”, afirmou.

Pró-reitor de Extensão e Cultura da UFG fala durante a abertura do V Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste
Após a cerimônia de abertura, o diretor das Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Guilherme Sales, ministrou conferência com o tema “Extensão tecnológica”. Em sua fala, ele destacou algumas ações de fomento à pesquisa e extensão do CNPq como, por exemplo, o programa Ciência Sem Fronteiras. Guilherme Sales falou ainda sobre a importância de se incentivar o desenvolvimento de políticas de apoio à extensão que visem a produção de tecnologias inovadoras. Ele expôs dados afirmando que 80% dos pesquisadores estão nas universidades e centros de pesquisa e defendeu que é preciso colocar mais pesquisadores na iniciativa privada para sugerir soluções inovadoras. Para ele, “o maior desafio para o sistema de ciência e tecnologia é a inovação”.
No salão principal do Centro de Cultura e Eventos havia estudantes oriundos de diversas universidades da região Centro-Oeste. Só da Unemat vieram cerca de 30 estudantes, entre eles, Elielton Germano, 6º semestre de Agronomia, do Câmpus de Tangará da Serra. Elielton contou que tem observado o crescimento da extensão na sua universidade, já que participa de um projeto sobre o Programa de Aquisição de Alimentos, realizado juntamente com produtores de Tangará da Serra. Além de apresentar o trabalho que desenvolve sobre o programa, ele também buscou conhecer projetos de extensão de outras universidades. “É interessante buscar essa interação entre as universidades, pois também enriquece nossos conhecimentos com relação ao que pode ser feito na extensão”, declarou.
Mais de 800 pessoas se inscreveram no V Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste, que ocorre dos dias 4 a 6 de junho na UFG.
Fonte: Ascom UFG
Categorie: Evento
