SIASS sob nova gestão e propostas

On 21/05/12 02:32 .
Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) apresenta novas propostas, entre elas, a implementação de exames periódicos

Nesta sexta-feira, 18 de maio, tomou posse a nova gestão do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) - Unidade Instituto Federal Goiano (Ifgoiano), Instituto Federal de Goiás (IFGoiás) e UFG. A professora da Faculdade de Odontologia, Vânia Cristina Marcelo, assumiu a gestão do SIASS com novas metas. O SIASS é um programa do Ministério do Planejamento que possui inserção em todos os órgãos federais. Ele possui duas áreas: a área de perícia e junta médica, responsável por atuar, por exemplo, em aposentadorias e licenças médicas. E a área de promoção da saúde do servidor. Esta pretende entender os processos de trabalho e os espaços onde o servidor público atua, tentando tornar esses espaços mais saudáveis.

Integrantes do SIASS discutem futuras mudanças

Segundo Vânia Cristina Marcelo, o SIASS apresenta este ano algumas novidades. A mais evidente é a implementação de um exame periódico. O servidor será submetido regularmente a exames periódicos com a finalidade de averiguar a sua saúde, podendo saber se está em condições de trabalhar ou não. Para reunir profissionais para realizar essa prestação de serviço será aberto um edital seguido de leilão. Outras novidades são a implantação de uma análise da qualidade de vida do servidor e ações de mapeamento dos espaços da universidade.

Vânia Cristina Marcelo e as integrantes da junta médica: Cláudia Araújo de Oliveira, presidente da junta médica, e as enfermeiras Maria Neves Pereira e Ivonete Mendonça

O sistema atual do SIASS engloba, além da UFG, o IF Goiano e o IF Goiás. Dessa forma, os trabalhadores do SIASS vêm tanto da UFG, quanto dos institutos para prestar serviços nessas três instituições. A equipe de atendimento é constituída por psicólogos, médicos, dentistas, engenheiros do trabalho, entre outros profissionais dispostos a promover a saúde dos servidores.

Quelle: Ascom/UFG