Lançada a Pedra Fundamental da Área II da UFG em Catalão
Texto: Fábio Gaio
Fotos: Érica Lemes
O projeto de expansão e consolidação do Câmpus Catalão (CAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) teve nesta quinta-feira, 19, um momento histórico, com o lançamento da Pedra Fundamental da Área II. A solenidade, que contou com a presença de autoridades civis e servidores da universidade, marcou o início do processo de ocupação do novo local, onde todas as novas edificações serão contruídas, uma vez que o atual câmpus não dispõe de espaço físico para novos prédios.
A área de 50 mil metros quadrados foi doada à UFG em 2010 pelo ex-prefeito de Catalão, Haley Margon Vaz, e está situada a 500 metros do atual câmpus. Três edificações começam a ser construídas em 90 dias, tão logo a Prefeitura de Catalão entregue a infraestrutura do local, com asfalto, energia elétrica, água e rede de esgoto.
O diretor geral do CAC, Manoel Rodrigues Chaves, ressaltou que o lançamento da pedra fundamental não é algo hipótético, uma vez que os recursos para a construção dos três prédios já estão empenhados e a licitação para as obras deverá ser aberta nos próximos dias. De acordo com ele, o Centro Administrativo e o Prédio de Ciências Biológicas serão construídos com recursos provenientes do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Já o Centro Integrado do Cerrado, que irá abrigar um museu itinerante, será construído pela Serra do Facão Energia S.A. e doado à UFG. No total, as novas edificações somam R$ 5 milhões de reais em investimentos.
Para o reitor Edward Madureira Brasil, este é um momento importante para todos do Câmpus Catalão. Ele lembrou que a universidade é o bem mais permanente que a sociedade de Catalão possui e que contribui para o desenvolvimento de todo o sudeste goiano. Para o reitor, a consolidação da instituição e sua expansão no município mostram a competência da UFG, apta a atuar no desenvolvimento de projetos e estabelecimento de parcerias em diversas áreas do conhecimento.
O doador da área e ex-prefeito de Catalão, Haley Margon Vaz, lembrou que há 30 anos a UFG instalava-se no município e que, agora, a instituição passa novamente por um marco histórico. Haley Vaz, que não esconde seu carinho pela instituição, lembrou que a UFG tem crescido consideravelmente nos últimos anos e, mais que isso, tem se fortalecido.
Também presente na solenidade, o atual prefeito de Catalão, Velomar Gonçalves Rios, afirmou que o grupo pesente no lançamento da pedra fundamental poderá contar às próximas gerações o fato histórico e marcante vivido no dia 19 de abril de 2012 e se comprometeu a entregar a infraestrutura da área ainda este semestre. Já o diretor administrativo financeiro da Serra do Facão Energia S.A., Odair Batista Carvalho, disse em seu discurso que o Centro Integrado do Cerrado, construído com recursos da Sefac, irá abrigar um centro de memória histórica e arqueológica, com todo o material proveniente da construção da Usina Hidrelétrica Serra do Facão.
Fuente: CAC/UFG
