Professores de Moçambique buscam capacitação no Ciar/UFG
Uma comitiva formada por seis professores da Universidade Pedagógica de Moçambique vêm a Goiás participar de um curso de Gestão em Educação a Distância, promovido pelo Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (Ciar), da Universidade Federal de Goiás (UFG), no período de 23 a 27 de abril. O objetivo é oferecer à equipe de professores visitantes uma semana de formação teórico-prática sobre os principais processos pedagógicos, comunicacionais e tecnológicos relativos à concepção, organização, produção e acompanhamento de cursos realizados na modalidade a distância.
Durante uma semana, os professores participarão de treinamentos sobre prática de montagem de vídeoaulas, material impresso, oficina sobre o Moodle, tutoria e autoria, e ainda conhecerão sobre a EaD na Universidade Federal de Goiás. O treinamento de Gestão de Cursos a Distância será ministrado por professores do Ciar, que realizaram, em 2010, um intercâmbio para ministrar curso de capacitação de tutores na Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique.
Educação em Moçambique
Focada na formação de professores, a Universidade Pedagógica (UP) tem presença física em todas as 10 províncias de Moçambique, com três ou quatro polos de ensino a distância em cada uma delas, sem contar a sede na capital, Maputo. A universidade tem 28 anos de atuação, com uma população universitária média de 100 mil alunos, 80% deles estudam nas duas instituições públicas do país: a UP (com 40 mil alunos) e a Universidade Eduardo Mondlane.
O Programa
A convite do Ministério da Educação, a UFG, juntamente com outras quatro universidades federais, participou da implantação da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Por meio de parceria com a Universidade Pedagógica de Moçambique, a UFG ministra o curso de Ciências Biológicas na modalidade a distância, oferecido em três polos, nas cidades de Maputo, Lichinga e Beira.
Além do curso de Ciências Biológicas, a UAB ministra também cursos de Pedagogia, Matemática e Gestão Pública (o único não relacionado com a formação de professores). As outras instituições participantes são a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). O cronograma de convênio com as universidades está firmado até 2019. A meta é formar, até o final do convênio, 7.200 estudantes.
Source: Ciar/UFG
