Palestras sobre o curso de Fisioterapia atraem interessados na profissão

On 18/04/12 06:52 .
Com sede no Câmpus Jataí, o curso aproveita o evento para divulgar as oportunidades abertas pela profissão

Texto: Marina Celestino

 

Único curso do Câmpus Jataí a participar do evento em Goiânia, a Fisioterapia foi alvo de grande procura entre os estudantes que vieram ao Espaço das Profissões 2012. Foram oferecidas quatro palestras no auditório do Instituto de Física (IF), além de uma sala no Centro de Aulas A, onde professores e alunos do curso receberam os visitantes, esclareceram dúvidas e fizeram simulações com equipamentos trazidos de sua Clínica Escola.

A ex-coordenadora, Patrícia de Sá, explicou que a presença de membros do curso no Espaço das Profissões é de grande importância para o esclarecimento dos estudantes indecisos quanto ao curso para o qual irão prestar vestibular. Segundo ela, grande parte das turmas de aprovados a cada ano é composta por pessoas que compareceram ao evento. “O evento é essencial para que o estudante possa tirar suas dúvidas acerca do curso com profissionais da área. Hoje uma garota perguntou se fisioterapeutas podem realizar atos cirúrgicos, o que é proibido para a profissão”, exemplificou a professora.

De acordo com a professora, o curso de Fisioterapia tem hoje 120 alunos e a formatura de sua primeira turma ocorre em 2015. A graduação dura cinco anos, com vestibular apenas no final do ano. Além da estrutura do curso no Câmpus Jataí, que conta com nove professores da área e um da área de biologia, o curso dispõe de uma casa alugada que funciona como Clínica Escola na cidade. O mercado de trabalho da área é cada vez mais abrangente e está em tramitação na Câmara dos Deputados um reajuste do piso salarial, que pode ser fixado em R$ 4.650,00.

Quatro alunos do curso vieram para auxiliar os professores a organizar a apresentação no evento, além de compartilhar suas experiências com os visitantes. A estudante Beatriz Regina Fernandes Rodrigues, que entrou na primeira turma da graduação, relatou que existem muitas dúvidas sobre a área de atuação do fisioterapeuta. “Vários adolescentes perguntam sobre a área de trabalho, pois acham que ela se resume à reabilitação, mas a profissão abrange várias outras atuações”, esclareceu ela.

As palestras sobre o curso encheram o auditório. Observando o público, era possível perceber vários estudantes em dúvida, mas muitos interessados no curso. Segundo Patrícia de Sá, ela e o outro professor 
presente, Alisson Gustavo Braz, ficaram satisfeitos com a divulgação que o curso conseguiu no evento. “O auditório cheio prova a boa procura pela Fisioterapia. Hoje, não temos vagas ociosas no curso, um reflexo do trabalho de divulgação feito no Espaço das Profissões, tanto em Goiânia quanto em Jataí”, disse ela. Ao findar da palestra, um grupo de alunos do Colégio Milênio, de Goiânia, explicou como os esclarecimentos os ajudaram. Um estudante que já tinha interesse na área de Fisioterapia havia se decidido pelo curso e outro, que estava apenas acompanhando os amigos, passou a considerá-lo uma de suas opções para o vestibular.

 

Confira a cobertura completa do Espaço das Profissões 2012 clicando aqui.

Quelle: Ascom/UFG