noticia8649.jpg

FAV e Emac recebem estudantes no Espaço das Profissões

En 17/04/12 23:30 .
Apresentações musicais, aulas abertas, espaços ambiente e minipalestras compuseram o leque de atrações oferecidas aos visitantes

Texto e fotos: Tiago Gebrim


Foi movimentado o primeiro dia do Espaço das Profissões na Faculdade de Artes Visuais e na Escola de Música e Artes Cênicas (FAV-Emac/UFG), assim como em todo o Câmpus Samambaia. Estudantes de ensino médio de várias escolas, tanto públicas quanto privadas, circularam pelo ambiente, curiosos por conhecer melhor os cursos oferecidos nas duas unidades. Entre as atividades organizadas estava a aula aberta da disciplina de Artes Cênicas “Oficina do Espetáculo I”, ministrada pela professora Natássia Garcia no meio do salão da Emac, em meio aos transeuntes.

 


 

No anfiteatro da mesma escola uma apresentação do grupo de percussão da UFG, o Impacto, mostrou o trabalho realizado pelos discentes das habilitações em Ensino do Instrumento Musical – Bateria e Percussão, do curso de licenciatura em Música. A apresentação arrancou elogios e atenção mesmo de quem não tem interesse profissional na área, como é o caso de Kelly Cristina, estudante de 3° ano do Colégio Metropolitano: “Muito interessante, vi instrumentos que não conhecia e achei o máximo essa percussão com as mãos”. Kevin Rodrigues, do Colégio Eumar Arantes Cabral, também assistiu à apresentação do grupo. Ele, diferentemente de Kelly, tem interesse em seguir a carreira de músico, mas pode repensar a opção: “Tenho interesse em Música, mas eu estou vendo que é muito diferente do que eu pensava. Tem muito de música clássica na formação, por exemplo”.

 


Assim como todos os cursos da universidade, os da FAV e da Emac montaram salas para mostrar as especificidades da sua área, criando um ambiente em que o estudante pudesse conhecer cada profissão. Um exemplo foi o de Artes Plásticas (uma das habilitações da graduação em Artes Visuais), em que, além das esculturas e quadros expostos, havia também modelagem de vasos e demais objetos em argila sendo feita ao vivo.

 

 

Na programação do Espaço das Profissões estavam incluídas várias minipalestras sobre as graduações. Nessas apresentações os estudantes puderam obter informações, como área de atuação do curso, estrutura curricular, afinidade com pesquisa e situação da profissão no mercado. Na FAV foram oferecidas palestras sobre as diversas habilitações do curso de Artes Visuais (Artes Plásticas, Design Gráfico e licenciatura em Artes Visuais), Design de Ambientes e Design de Moda. A Emac, por sua vez, ministrou palestras acerca dos cursos de Direção de Arte, Música, Artes Cênicas e Musicoterapia.

Um dos cursos novos da Faculdade de Artes Visuais, e que atraiu a atenção de muitos estudantes, é o de Design de Ambientes. Muitas vezes tendo suas atribuições confundidas com a Arquitetura e Urbanismo, o curso se diferencia, primeiramente, por ter em suas bases as preocupações do designer: funcionalidade e inovação. Minimalista, o designer de ambientes direciona sua preocupação para os chamados ambientes construídos, como espaços interiores e exteriores, cenografia, espaços “de passagem” (os chamados “não lugares”, isto é, locais de transição – halls, corredores) e mobiliários. Por meio de elaborada análise, esse designer torna-se responsável pela funcionalidade e identidade estética dos espaços, fazendo projetos de acordo com determinantes físicos, psicológicos e orçamentários. “A grande diferença do designer de ambientes é que ele se preocupa com as pessoas, envolvendo aspectos psicológicos e antropológicos”, explica a professora do curso, Maria Luiza Ulhôa Carvalho.

 

Professores Wagner de Souza Rezende e Maria Luiza Ulhôa, do curso de Design de Ambientes

Apesar de ser uma graduação nova – só existem dois cursos ofertados no Brasil, incluindo o da UFG –, o Design de Ambientes é escolha mesmo de estudantes que ainda não estão no último ano de escola, caso de Jéssica Kaji, do Colégio Milênio. Cursando o 2º ano, ela aprovou o teor da minipalestra: “Esclareceu-me bastante e reforçou a minha escolha”. No caso de Ana Carolina Rocha Chaves, do Colégio Dinâmico, a apresentação serviu para pesar positivamente sua escolha, ela que já está no último ano e tinha dúvida entre o design e a arquitetura. “A apresentação foi muito gostosa. Esse brilho no olhar que você vê aqui veio depois dessa palestra. É o que eu quero fazer”, conclui ela.

 

Confira a cobertura completa do Espaço das Profissões 2012 clicando aqui.

 

Fuente: Ascom UFG

Categorías: EP 2012