Rafael Castanheira expõe trabalho de cinco anos no interior do Amazonas
Tiago Gebrim
Fotos: Wéber Félix
O resultado de uma extensa pesquisa e documentação sobre o manejo e pesca do pirarucu, do tambaqui, e sobre a vida da comunidade de pescadores no Complexo do Lago Preto (Amazonas) foi lançado a público na noite da última quinta-feira, 12 de abril. Trata-se da Exposição Pirarucu Z-32, do fotógrafo e jornalista Rafael Castanheira.
Rafael Castanheira vivenciou durante um ano a realidade da colônia de pescadores Z-32 de Maraã
A exposição é composta de fotografias documentais, textos sobre as particularidades do dia a dia e a história da formação da Colônia de Pescadores Z-32 de Maraã, além de mapas com detalhamento da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (onde se insere o Complexo do Lago Preto). Na noite de abertura estiveram presentes estudantes universitários, fotógrafos, jornalistas, amigos de Castanheira e o público interessado. Além disso, estiveram presentes Luis Medeiros, pescador e presidente da Colônia Z-32, e Dilmar Santos Ávila, prefeito de Maraã.
Foto de Rafael Castanheira pertencente à exposição
Rafael falou sobre a origem do projeto e como ele se viabilizou: “Em 2004 eu já tinha trabalhado no Amazonas, para o Instituto Mamirauá. Em 2006 eu retornei ao instituto como assessor de imprensa. Numa das reportagens que eu estava fazendo na região, sobre um curso que o Ibama oferecia na cidade de Maraã, eu conheci a colônia de pescadores Z-32 e o trabalho que eles haviam começado a fazer sobre o manejo. Eu perguntei ao presidente se já havia alguma documentação sistemática sobre o manejo, porque eu me interessei bastante ao assistir ao vídeo amador que eles produziram. Escrevi o projeto e eles o aprovaram”. O trabalho levou um total de cinco anos, iniciando-se em 2006, ano em que Castanheira passou por inteiro acompanhando o cotidiano e vivendo na Colônia Z-32. Como todos os projetos pessoais do fotógrafo, as imagens foram feitas com uso de câmera analógica e filme em preto e branco.
A Exposição Pirarucu Z-32 ocorre na Potrich Galeria de Arte Contemporânea (Jardim Goiás) e estará aberta até o dia 11 de maio. Interessados poderão adquirir as fotos, mas a tiragem é limitada a 10 cópias por fotografia.
Source: Ascom UFG
Catégories: Exposição
