Congresso Regional de Artes Cênicas teve apoio da UFG
A Federação de Teatro do Estado de Goiás (FETEG), em parceria com a Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC/UFG) e demais instituições como a Quasar Companhia de Dança e o Grupo Arte e Fatos/PUC-GO, realizou, nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril, o Congresso Regional de Artes Cênicas no Teatro SESI. Na mesa de abertura do evento estavam presentes o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, o diretor teatral e ex-secretário de Cultura de Goiânia, Sandro de Lima, o gestor cultural e coordenador de Assuntos de Cultura do SESC/DF, Rogero Torquato, o diretor do Teatro SESI, Nilton Antônio Faleiro, o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Jorge Pinheiro, a coordenadora de Cultura da PROEC/UFG, Flávia Cruvinel, e o o vice presidente da FETEG, Norval Berbari.
Mesa de abertura do Congresso Regional de Artes Cênicas
O evento teve como temática “Artes Cênicas em Goiás: Perspectivas para os próximos 10 anos”. O evento realizou reflexões sobre o fazer, o engajamento e a proposição de ações concretas para os próximos anos em Goiás. Sandro di Lima, que abriu as falas do evento, enfatizou o desejo de constituir políticas públicas que possam beneficiar as artes de forma constante e democrática. “Não podemos chamar de políticas públicas programas como o da Funarte, pois são iniciativas eventuais e dependem da disposição orçamentária da Petrobrás ou de outros parceiros”, afirmou.
Edward Madureira comentou o progresso dos investimentos da UFG nos cursos ligados às artes. "Atualmente a UFG tem o dobro do tamanho do que era em 2006. Conseguimos criar o curso de Direção de Arte, o curso de Dança e podemos recuperar equipamentos culturais interessantes, como o Centro Cultural UFG, na Praça Universitária”, declarou.
资源: ASCOM/UFG
