Oferta de cursos e capacitação de servidores é tema de reunião
Nesta segunda-feira, 02/04, o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil, do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Vicente Pereira de Almeida, e do Instituto Federal de Goiás (IFG), Paulo César Pereira, reuniram-se, no Gabinete da UFG, para dar continuidade à agenda de reuniões com a finalidade de aperfeiçoar a atuação das instituições no estado. As discussões focalizaram a oferta de cursos de graduação e as ações de capacitação dos servidores técnico-administrativos em Educação.
Após a apresentação dos cursos tecnológicos, bacharelados e licenciaturas das três instituições, os reitores passaram a discutir medidas para evitar a sobreposição de cursos em uma mesma região. O reitor do IFG sugeriu que os pró-reitores das instituições trabalhem juntos, visando o mapeamento dos cursos oferecidos no estado, com o objetivo de mensurar as carências e as demandas de cada região. Além disso, frisou o reitor, “os institutos não podem fugir da responsabilidade de formar técnicos”.
Os reitores compartilharam ainda diretrizes previstas para os novos câmpus, ainda em fase de estruturação, das três instituições. As maiores preocupações giraram em torno dos câmpus que serão instalados no entorno de Brasília e na região metropolitana de Goiânia. Edward Madureira Brasil sugeriu atuar de forma ousada, pensando, inclusive, em levar ao Ministério da Educação uma proposta de oferta conjunta de cursos.
A próxima reunião ocorrerá no dia 07/05, no Instituto Federal de Goiás, ocasião em que será abordado o Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), além da continuidade das discussões referentes à graduação e pós-graduação e à capacitação de servidores.
Capacitação
Em relação à oferta de ações de capacitação para servidores, os reitores e pró-reitores da UFG, IFG e IFGoiano reafirmaram seu interesse no desenvolvimento e na oferta conjunta desses cursos. Luís Carlos Ribeiro, diretor do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH/UFG), apresentou ações que a universidade e os institutos têm desenvolvido em conjunto, entre elas a realização de um seminário sobre recursos humanos que reuniria servidores técnico-administrativos das três instituições.
Atualmente, das mil horas de ações em capacitação oferecidas pela UFG, 127 são a distância. O reitor da UFG reafirmou que esta modalidade pode ser expandida e que os cursos oferecidos nesta modalidade em nada deixam a desejar em comparação aos presenciais. Vicente de Almeida declarou que as ofertas em conjunto desses cursos podem ser rapidamente aplicadas, capacitando com qualidade e atendendo, a um só tempo, demandas das instituições e de seus servidores técnico-administrativos.
Source: Ascom/UFG
