Bastard! encanta público com inovações teatrais
Na noite de segunda, 26/03, a Editora UFG, com apoio do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal de Goiás (Adufg), ofereceu ao público o primeiro prato de degustação do que será a segunda edição do Banquete de Livros, marcado para ocorrer entre os dias 26 e 29 de abril, no Centro Cultural UFG.
“A Universidade Federal de Goiás tem desenvolvido um trabalho cultural ímpar e eu tenho a honra de representá-la para proporcionar, a partir da universidade, esse trabalho tão formidável”, comentou Maria das Graças Monteiro Castro, diretora da Editora UFG.

A peça inicia com uma perfomance dançante e bem-humorada de Duda Paiva, que dá vida a um cavalo cancioneiro a partir da sua perna
O premiado espetáculo Bastard! ilustra bem o a intenção do Banquete de Livros, que pretende celebrar o livro e as variações que ele promove com o teatro, o cinema, as artes plásticas, o design, a literatura e a poesia. No caso de Bastard!, a peça é uma adaptação livre do romance L’Arrache-couer, do escritor e cancionista francês Boris Vian.
É por meio da união de diversas linguagens (teatro, dança contemporânea, bonecos e projeções), sensibilidade e poesia, que Duda Paiva dá vida a Bastard!. Os movimentos corporais graciosos do bailarino e a manipulação e a expressividade dos bonecos, confeccionados pelo próprio artista apenas com o uso de espuma e tesoura, encantaram o público no Teatro Sesi.

Bastard! se passa em um ambiente soturno e cheio de sucata, em que um artista se encontra perdido e recebe a ajuda de Clementina e Bastard (bonecos) para encontrar a saída em sua busca pelo autoconhecimento. O espetáculo é uma crítica ao governo holandês, que cortou 70% de todo o financiamento cultural do país. “É por isso que eu decidi fazer esse espetáculo no lixo, que é onde os artistas da Holanda se encontram; humilhados e no lixo, mas por dentro não é assim que nos sentimos”, esclareceu Duda Paiva.
O artista também comentou o quanto Goiânia desenvolveu-se culturalmente nas últimas décadas: “Depois do espetáculo de Du Moscovis, na primeira edição do Banquete de Livros, houve um momento bate-papo, foi então que eu percebi como Goiânia mudou. O nível das perguntas e de entendimento do público é outro, não perde para nenhum outro lugar no mundo”.
Essa é a primeira apresentação do artista goiano, responsável pela criação e interpretação de Bastard!, em sua terra natal depois de 17 anos vivendo na Holanda. Após o espetáculo, público e artista tiveram um momento para um bate-papo, que se revelou um reencontro entre Duda e antigos amigos.
"Apesar de ser um espetáculo para o público adulto, os jovens parecem bastante interessados também", espantou-se Duda Paiva
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Espetáculo
