noticia8543.JPG

II Caminhada Ecológica contra a Dengue mobiliza comunidade acadêmica

On 28/03/12 02:48 .
Evento contou com parceria entre as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e PUC-GO

A Universidade Federal de Goiás realizou nessa quarta-feira, 21 de março, a II Caminhada Ecológica contra a Dengue. O evento foi organizado pelo Grupo Integrado de Ações contra a Dengue (GIAD/UFG),  e contou com parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde e a PUC-GO. O objetivo foi envolver toda a comunidade acadêmica na luta contra a dengue, principalmente os novos alunos.

Na solenidade de abertura estavam presentes o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, a pró-reitora de Graduação, Sandramara Matias Chaves, a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Tânia da Silva Vaz, a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Flávia Amorim, e a coordenadora do GIAD e também do evento, Ellen Synthia de Oliveira. Em seu discurso o reitor Edward Madureira ressaltou que a guerra contra o mosquito só será vencida se for assumida como uma tarefa coletiva de trabalhar por Goiânia: “A dengue não respeita fronteiras, não respeita limites, não respeita absolutamente nada”, afirmou.

Abertura do evento com autoridades da área de Saúde

Após a abertura, os que estavam presentes puderam assistir a uma pequena palestra realizada pelo professor da Faculdade de Medicina da UFG, João Bosco Siqueira Júnio, integrante do GIAD e membro do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (UFG). João Bosco procurou, por meio de dados estatísticos, provar a importância de se combater o mosquito transmissor. Segundo ele, a necessidade de se evitar a transmissão da doença na UFG é grande, já que mais de 30 mil pessoas, entre elas estudantes de mais de 200 municípios diferentes, estudam e trabalham na universidade.



Caminhada

Ao fim da palestra, os presentes foram divididos em grupos, ficando cada grupo responsável por uma área pré-definida do câmpus da UFG. “O câmpus II foi mapeado, e em cada área há bolsistas do GIAD, agentes de endemia e integrantes da Coleta Seletiva para orientar os participantes”, explicou a coordenadora do evento, Ellen Synthia de Oliveira. Os grupos de participantes, utilizando luvas e sacolas plásticas, recolheram todo material descartado que pudesse ser usado como criadouros do mosquito e, com um check-list, anotaram o que precisava ser feito na área mapeada para evitar possíveis focos de dengue.

O aluno de Ciências Biológicas da UFG, Luís Fernando Duarte Albuquerque, destaca o valor do evento como educação ambiental. “O combate à dengue não é uma coisa minha e nem sua, é de todos. Se todos trabalharmos juntos, poderemos combater”, afirmou.


Bolsistas, agentes e alunos se mobilizam à procura de possíveis focos da dengue

Quelle: Ascom/UFG

Kategorien: Prevenção