Cacá Diegues faz palestra no Cine UFG
Nesta quinta-feira, 08/03, ocorreu no auditório da Faculdade de Letras (FL) a palestra “Os caminhos do cinema brasileiro”, proferida pelo cineasta Cacá Diegues. Para a grande plateia de estudantes, que lotaram o auditório, ele falou sobre a evolução da produção de cinema no Brasil ao longo dos anos, bem como as diretrizes futuras da área. A mesa de debate foi dirigida pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Anselmo Pessoa, com a presença do coordenador da pós-graduação em Comunicação, Goyamérico Felício, e do professor Lisandro Nogueira, ambos da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb).
Ao longo da palestra, Cacá Diegues discorreu acerca das fases pelas quais passou o cinema brasileiro ao longo do tempo, baseando-se em sua própria experiência, de 50 anos de carreira. Na década de 1960, em que somente filmes estadunidenses e europeus tinham distribuição e conhecimento em circuito mundial, ele foi um dos pioneiros do cinema moderno no Brasil, colocando o país no mapa das produções cinematográficas ao redor do globo.

Cacá Diegues, em palestra na Faculdade de Letras (FL/UFG)
O cineasta também falou sobre fenômenos recentes que mudaram a realidade do cinema. “Hoje a importância do cinema se diluiu em diversas áreas do audiovisual”, explicou ele. De acordo com Cacá Diegues, a evolução e a democratização dos meios de produção audiovisual levaram a uma nova maneira de ver o mundo. O audiovisual deixou de ser propriedade de uma elite, de forma que a produção de conteúdo passou a ocorrer em todo o mundo, por membros de todas as camadas sociais.
Ao findar da palestra, os professores convidados abriram o debate para perguntas da plateia, seguidas pela apresentação do primeiro filme da mostra Cacá Diegues, chamado “Bye bye Brasil”.

Quelle: Ascom/UFG
