Fórum Permanente de Graduação discute as novas Diretrizes Curriculares para a Educação Básica
A Universidade Federal de Goiás recebeu, nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, a professora da Universidade Federal do Paraná, Mônica Ribeiro da Silva, para fazer uma palestra no Fórum Permanente de Graduação, cujo objetivo, de acordo com a pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves, é discutir as Diretrizes Curriculares e a formação de professores, mais especificamente, a formação de professores na UFG. A palestra é parte da atividade de Planejamento Integrado dos Cursos de Licenciatura das unidades acadêmicas de Goiânia e possui como tema “Diretrizes Curriculares para a Educação Básica e formação dos professores”.
Mônica Ribeiro da Silva ressaltou ao longo de toda a palestra o problema da ruptura entre um modelo curricular e outro. A Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio possuem modelos completamente diferentes. Segundo a professora, esses modelos integram a Educação Básica e deviam constituir um conjunto orgânico sequencial e articulado. A sequencialidade deveria tentar diminuir os pontos de ruptura. Em sua opinião, um dos grandes pontos de estrangulamento do Ensino Fundamental, por exemplo, seria o 6º ano, pois é nele que 40% dos alunos deixam a escola ou são reprovados: “Nós tiramos o aluno do 5º ano com uma ou duas professoras, jogamos no 6º ano com 11 ou 12 professores, com aulas de 50 minutos, ele fracassa e nós dizemos que é ele o irresponsável”, pontua.
Outro ponto discutido foi o erro em considerar o Ensino Médio uma espécie de cursinho preparatório ou profissionalizante. As novas diretrizes determinam que ele é parte da Educação Básica. Mônica Ribeiro acredita que essa determinação resolve um problema histórico, mas, conceitualmente, na prática predominam as ideias erradas.
Fonte: Ascom/UFG
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