ICB promove XVI Simpósio Brasileiro de Fisiologia Cardiovascular

En 09/02/12 01:03 .
Evento ocorre pela primeira vez fora da região Sudeste

Realizado pela primeira vez em 1996, o então chamado "Mini-simpósio de Fisiologia Cardiovascular", resultado de uma ação conjunta dos Departamentos de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP) e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), visava discutir e divulgar os avanços científicos na área. Ao longo do tempo, o evento passou a atrair pesquisadores e estudantes de diversas universidades, firmando-se como o Simpósio Brasileiro de Fisiologia Cardiovascular, referência na discussão de temas atuais e avanços obtidos na área de Fisiologia e Farmacologia Cardiovascular, bem como no estreitamento dos laços existentes entre a comunidade científica brasileira diretamente envolvida na temática.

Organizado este ano pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (ICB/UFG), a cerimônia de abertura do evento, em sua 16ª edição, ocorreu na noite de quarta-feira, 08/02, no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no câmpus II da UFG, prestigiada por cerca de 230 estudantes de diversos estados brasileiros. A participação de graduandos e mestrandos é a principal marca do simpósio, que tradicionalmente funciona como uma plataforma para a apresentação e discussão de trabalhos acadêmicos, que prioriza a troca de conhecimento, em vez de palestras e mesas-redondas conduzidas somente por professores. Em seu discurso, o coordenador geral do evento, Daniel Alves Rosa, ressaltou que, “Cerca de 90% do evento é constituído pela apresentação de trabalhos de estudantes, gerando a oportunidade de discussão entre jovens pesquisadores da área, oriundos de diferentes localidades do Brasil”, o que, em sua opinião, seria o aspecto diferencial do simpósio.


O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, por sua vez, considerou que eventos dessa natureza são importantes para que as universidades possam avançar em conjunto, contribuindo para o crescimento do Brasil. Esta é a primeira vez que o Simpósio Brasileiro de Fisiologia Cardiovascular é realizado fora do eixo Rio/São Paulo, o que, de acordo com ele, representa muito, tanto para a UFG, quanto para o fortalecimento da educação no país, quando eventos de grande envergadura começam a compartilhar e considerar os estudos realizados fora da região Sudeste.

Logo após a solenidade, foi dado início a uma conferência ministrada pelo professor Oswaldo Ubríaco Lopes, da Universidade Federal de São Paulo. Pesquisador de peso na área de Fisiologia, foi o primeiro brasileiro a ter artigos publicados na revista científica Nature. Após a palestra, os presentes participaram de um coquetel oferecido pelo comitê organizador do evento.

Professor Oswaldo Ubríaco Lopes, em conferência durante evento na UFG

Fuente: Ascom/UFG