Professor da Universidade de Hamburgo visita UFG
A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) recepcionou, nesta quarta-feira, o professor Walter Leal, da Universidade de Hamburgo, na Alemanha. O professor veio ao Brasil em busca de parceiros para o projeto pré-aprovado que promoverá o estudo de terras raras. Entre as parcerias já firmadas em instituições brasileiras estão a UFG, a Universidade Estadual de Roraima e o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM/RJ). Entre as instituições estrangeiras estão a Universidade de Hamburgo, Universidade Técnica de Hamburgo e a Universidade de Freiberg.
A proposta do projeto é o estudo de terras raras, como explicou o professor José Affonso Brod, do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), um grupo de elementos químicos que têm grande aplicação em equipamentos de alta tecnologia na indústria de eletroeletrônicos. O foco desse projeto seria o diagnóstico da capacidade produtiva desses elementos no Brasil; a capacidade de reciclagem e reaproveitamento do lixo eletrônico; e a questão socioeconômica e ambiental, com o objetivo de medir o impacto das ações de exploração das terras raras por meio da mineração.
O projeto envolveria, além de pesquisadores do IESA, o Instituto de Física (IF), o Instituto de Química e o Centro Regional para Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI) da UFG. O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, afirmou que a ideia é bem-vinda e que a universidade está sempre em busca de novos parceiros internacionais para aproveitar as potencialidades da UFG. Em março, o professor Walter Leal voltará à UFG para um workshop técnico, quando será acertada a proposta final do projeto. Ele também visitará a terceira maior jazida de terras raras localizada no município de Catalão em Goiás.
Quelle: Ascom/UFG
