UFG realiza primeira seleção para o mestrado em Direitos Humanos
A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) aprovou a proposta de criação do mestrado acadêmico em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás. O resultado foi divulgado no final de 2011, após a 132ª reunião do Comitê Técnico-Científico do órgão. O edital de abertura do processo seletivo deverá ser divulgado em abril de 2012. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone 62- 32096022.
Aprovado com nota 3, o mestrado integra a área interdisciplinar e está vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos da UFG. Possui três linhas de pesquisa: 1) Fundamentos teóricos dos Direitos Humanos; 2) Práticas e representações sociais de promoção e defesa de Direitos Humanos; 3) Alteridade, estigma e educação em Direitos Humanos.
O corpo docente permanente é composto pelos seguintes professores da UFG: Aline da Silva Nicolino (Faculdade de Educação Física), Carlos Ugo Santander Joo (Faculdade de Ciências Sociais), Cerise de Castro Campos (Faculdade de Odontologia), Cleber Augusto Gonçalves Dias (Faculdade de Educação Física), Cristiano Novaes de Rezende (Faculdade de Filosofia), Dijaci David de Oliveira (Faculdade de Ciências Sociais), Goiamérico Felício Carneiro dos Santos (Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia), Helena Esser dos Reis (Faculdade de Filosofia), João da Cruz Gonçalves Neto (Faculdade de Direito), Luciana de Oliveira Dias (Departamento de Ciências Sociais do Câmpus Catalão), Vilma de Fátima Machado (Faculdade de Direito), Magno Luiz Medeiros da Silva (Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia), Ricardo Barbosa de Lima (Faculdade de Ciências Sociais), Rosani Moreira Leitão (Museu Antropológico), Saulo de Oliveira Pinto Coelho (Faculdade de Direito). Fazem parte do corpo de colaboradores os seguintes professores: Arnaldo Bastos Santos Neto (Faculdade de Direito), Douglas Ferreira Barros (Filosofia/PUCCAMP) e Maria Luiza Rodrigues Souza (Faculdade de Ciências Sociais). A coordenação é da professora Helena Esser dos Reis.
Raízes históricas
A criação do curso de mestrado em Direitos Humanos é resultado da experiência acadêmica acumulada nos últimos doze anos, período em que a universidade desenvolveu vários cursos, projetos e outras ações de extensão, além de diversas atividades de ensino e pesquisa, tanto na modalidade presencial quanto na educação a distância. Essas atividades acadêmico-científicas remontam ao ano de 1999, quando foi criado oficialmente o Programa de Direitos Humanos (PDH) da UFG, reunindo professores e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e de várias unidades e órgãos da instituição.
Em 2010, o PDH é reestruturado e ganha novo formato organizacional, transformando-se em Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos. Hoje, o núcleo possui mais de 30 professores e pesquisadores associados, e significativos grupos de pesquisa vinculados à UFG e cadastrados no CNPq e na Fapeg. Ao longo dos anos, o núcleo tem conquistado recursos de vários editais de pesquisa e de extensão e tem obtido o reconhecimento e o apoio de diversas entidades e instituições nacionais e internacionais, ligados à educação, à cidadania e aos direitos humanos.
Fonte: PDH/UFG
