O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
noticia8288.jpg

Mais negócios promissores lançados no mercado

Em 28/12/11 03:41.
Equipe do Proine, o Programa de Incubação da UFG, realiza graduação de três empresas em 2011

Requisito Tecnologia é uma empresa dedicada ao desenvolvimento de softwares para as áreas de esporte e saúde preventiva. Auvo Tecnologia, por sua vez, conquistou a certificação ISO 9001 para fabricar com qualidade gravadores de telefone e outros aparelhos eletrônicos. Nutrição em Foco, recém-criada, reúne informações sobre qualidade de vida e alimentação em um website que serve, tanto para profissionais como para o público em geral, como um banco de dados. O que essas três empresas têm em comum é o modo como se originaram: foram incubadas pela Universidade Federal de Goiás. Na tarde da última segunda-feira, 19/12, representantes dessas empresas foram graduados pelo Programa de Incubação da UFG (Proine), em uma cerimônia realizada na Reitoria. O que significou que as três iniciativas estão aptas a dar continuidade a seus negócios.

Na ocasião, Wellington Pereira de Oliveira, diretor executivo da Requisito Tecnologia, lembrou da trajetória de seu grupo para estruturar-se, material e conceitualmente, com o apoio da equipe do Proine. “É um trabalho incansável que, na verdade, nos orientou para formar um modelo de empresa e não somente para nos integrar ao mercado”, declarou.

Clélia Regina Venâncio, diretora administrativa da Auvo Tecnologia, destacou em seu discurso que a experiência de criar um empreendimento a partir do processo de incubação da UFG acaba sendo um diferencial de atuação. “É um privilégio ter o apoio da universidade. Nossos produtos saem do papel com qualidade”, afirmou.

Já Thales Augusto Salvador, diretor comercial da empresa Nutrição em Foco, o último a receber o diploma, a oportunidade de participar do Proine rende, também, a continuidade de um trabalho de formação que tem início na vida acadêmica e se estende para o mundo do trabalho. “Hoje, por exemplo, eu contratei um ex-aluno da UFG. Portanto, considero ser o envolvimento com o projeto de incubação uma via dupla”, observou.

Os negócios graduados em 2011 fazem parte de um universo de sete empresas que já receberam certificação do Proine e são parceiros de mais quatro iniciativas que permanecem no programa de incubação. Para 2012,o sistema de incubação receberá mais 12 projetos. O professor João Teodoro de Pádua, coordenador do Proine, disse na solenidade estar satisfeito com o resultado alcançado. “O índice de mortalidade das novas empresas é zero. Portanto, Goiás precisa fortalecer esse movimento promissor”, declarou.

 

Cerimônia de graduação das empresas vinculadas ao Proine ocorreu na segunda-feira, 19/12, na Reitoria

 

Desenvolvido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) desde 2005, o Proine tem como objetivo transferir conhecimento por meio da formação de empreendedores e da geração de empresas. Nesse contexto, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, salientou que a confiança dos novos empresários também é importante para a continuidade dos projetos. “Dialogamos com a sociedade nas suas diferentes dimensões, em um aprendizado mútuo. E a classe dos empresários é um dos segmentos sociais que merecem a atenção da universidade”, opinou.

O Proine se divide em duas linhas de atuação: Incubadora Tecnológica e Incubadora de Design. Para mais informações, basta acessar o site: www.incubadora.ufg.br

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Inovação

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.