Técnicos administrativos discutem jornada de trabalho na UFG
O diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (SINTFUB), Antônio Guedes, foi convidado para explicar o processo de conquista da jornada única de 30 horas na UnB. Segundo ele, o debate na instituição girou em torno da regulamentação de acordo informal que há muito vinha sendo feito nas unidades. “Na Faculdade de Educação, por exemplo, o turno contínuo de 30 horas foi implantado ainda em 1995. Já no Hospital das Clínicas, teve início em 2004, depois de uma grande greve nacional, mas foi interrompido tempos depois. Partimos do pressuposto de que os direitos conquistados não podem ser retirados e, assim, retomamos a reivindicação”, relatou.
Guedes defendeu que a jornada de 30 horas traz benefícios a toda a universidade, pois aumenta a quantidade de horas de atendimento ao público (normalmente, funcionando 12 horas ininterruptas, das 7h às 19h), além de proporcionar ao trabalhador flexibilidade e tempo livre para capacitação e aperfeiçoamento. “O direito à qualificação, aliás, deve ser o principal argumento dos trabalhadores. Temos de nos graduar, fazer mestrado e doutorado, mas com uma jornada de oito horas diárias é impossível”, declarou.
Segundo Guedes, antes da regulamentação da jornada de 30 horas, uma pesquisa de opinião feita nas unidades da UnB que faziam turnos contínuos informalmente confirmou o apoio da comunidade. “Os professores disseram ver os técnicos mais dispostos”, afirmou. Essa foi uma sugestão dada ao SINT-IFESgo: que fizesse um mapeamento da realidade das jornadas de trabalho na UFG.
O Seminário contou também com um relato dos integrantes do movimento sindical sobre a trajetória de luta pelos turnos contínuos. Ainda, ouviu avaliações feitas pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos da UFG, Jeblin Abraaão, e pelos professores dos cursos de Serviço Social e Direito do Câmpus Goiás, George Ceolin e Cláudio Porto, respectivamente. O quórum do evento, contudo, não ultrapassou, ao longo de todo o dia, o quantitativo de 30 participantes.
Fonte: Ascom/UFG
Categorie: Seminário
