noticia8253.jpg

Espetáculo do Bumba-meu-boi é atração na Praça Universitária

Em 14/12/11 06:57.
Várias manifestações artísticas envolveram o público que participou ativamente da brincadeira proposta pelos estudantes do curso de Dança

Quem passou no fim da tarde de quinta-feira pela Praça Universitária se deparou com um espetáculo bastante colorido. Era a apresentação do Auto Bumba-meu-boi pelos estudantes do curso de Licenciatura em Dança da Faculdade de Educação Física da UFG. O espetáculo marcou o encerramento da disciplina de Fundamentos em Dança Popular Brasileira, ministrada pela professora Renata de Lima Silva. A brincadeira, como define a professora, teve o apoio do Laboratório de História e Artes do Corpo da universidade, (VE)Lhaco.

Renata contou que a escolha por abordar o tema do bumba-meu-boi foi devido à possibilidade de articular a dança com a encenação, já que o auto conta a história sobre a morte e ressurreição de um boi de uma forma divertida misturando ritmo e dança. Aproximadamente 20 alunos participaram da brincadeira do boi dando vida aos personagens dos vaqueiros, das índias, o dono da fazenda, o casal Catirina e Pai Francisco, Cazumbá e o próprio boi. Os figurinos foram feitos pelos estudantes com ajuda de suas mães, como lembrou a professora Renata ao fim do espetáculo com um agradecimento a elas.

Os preparativos para a encenação ocorreram durante o semestre na disciplina mencionada que explorou ritmos e danças da cultura popular brasileira. O estudante que interpreta o dono da fazenda, Danilo Henrique Santana, contou que por meio da disciplina ele pode ter contato com as culturas de outros locais do Brasil. “É bacana conhecer esses aspectos da cultura brasileira porque ficamos focados em estudar outras modalidades internacionais como o balé clássico e jazz. Por isso é interessante conhecer outras manifestações e por meio delas, também fortalecemos as nossas raízes”, afirma.

O resultado de estudos teóricos e pesquisas em vídeos foi o espetáculo encenado na Praça Universitária. O Bumba-meu-boi apresentado pelos estudantes foi um misto do bumba-meu-boi maranhense com o paulista. “Nós pegamos o boi do Maranhão como base de estudos teóricos, o de São Paulo por causa das músicas e fomos pegando alguns elementos das outras regiões”, explicou a estudante Jéssica Dias Ribeiro. Seu colega, Danilo contou sobre as diferenças dos bumba-meu-boi, baseadas na característica do “sotaque”. “Cada região tem um sotaque diferente. Ele se caracteriza pelas diferentes maneiras de cantar as músicas, pela forma de dançar e pela maneira de se ornamentar o figurino. Nós juntar isso tudo para criar o nosso boi goiano, o Bumba-meu-boi do Samambaia”, completou.

A professora Renata de Lima Silva destacou a importância de uma apresentação como esta para os estudantes do primeiro ano do curso de Dança. A integração entre as diversas manifestações artísticas tais como o teatro, a dança, e a música faz com que os eles reflitam sobre o processo de criação. Além disso, a professora ressalta que há uma necessidade de se socializar, de levar para a rua o aprendizado da sala de aula.

O público presente na Praça Universitária interagiu com os personagens e entrou na brincadeira. “Você viu meu boi?”, perguntava o dono da fazenda aos espectadores enquanto andava entre as pessoas à procura do animal. Depois de muita procura o boi é encontrado morto. Neste momento os personagens convidam novamente o público a entrar na brincadeira e com a união de todos, o animal ganha nova vida. Ao fim, todos dançam e cantam alegremente. A brincadeira do bumba-meu-boi se torna assim uma maneira divertida de celebrar a cultura popular brasileira.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Brincadeira